Trabalho híbrido – O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) obteve importantes conquistas na negociação com o Grupo Nu relacionadas à implementação e ao aperfeiçoamento do modelo de trabalho híbrido. Diversas sugestões apresentadas pelo sindicato, a partir de sugestões e propostas dos trabalhadores e das trabalhadoras, foram acolhidas após o processo de negociação, demonstrando a importância da atuação sindical na mediação entre empresa e trabalhadores. O Sindpd representa os trabalhadores da área de tecnologia da empresa.
Flexibilidade para trabalho remoto: até 4 semanas por ano
Um dos principais pontos conquistados foi a criação de um programa-piloto que garante maior flexibilidade para o trabalho remoto. A iniciativa será implementada entre julho de 2026 e dezembro de 2027, com previsão de reavaliação em 2028.
Nesse período, os trabalhadores do Grupo NU poderão usufruir de até 2 semanas de trabalho 100% remoto no segundo semestre de 2026 e 4 semanas ao longo de 2027, representando um avanço relevante frente às preocupações apresentadas pela categoria durante as negociações.
Parcerias para transporte até o escritório
Atendendo às demandas relacionadas à mobilidade e ao impacto do deslocamento presencial, o Grupo NU também se comprometeu com a implementação de parcerias de transporte para facilitar o acesso dos trabalhadores ao escritório.
As rotas estão em fase final de análise, considerando as sugestões encaminhadas pelos trabalhadores e pelo Sindicato. O planejamento será divulgado até abril de 2026, antes do início do novo modelo híbrido, e poderá passar por ajustes conforme a utilização e o feedback da categoria.
Avanços nos processos de exceções e extensões
Além das novas conquistas, o Sindpd destaca os resultados positivos já alcançados nos processos de exceção e extensão de prazos dentro da transição para o modelo híbrido. Até o momento, quase 70% dos pedidos de exceção e 75% dos pedidos de extensão foram aprovados após a intermediação e atuação sindical.
Esses números demonstram um esforço concreto para acolher as necessidades individuais dos trabalhadores.
Programa de indicação de cônjuges e familiares
Outra conquista importante foi a aprovação do Programa de Indicação de Cônjuges, que permitirá que indicações feitas por familiares próximos sejam priorizadas no funil de recrutamento da empresa. Além disso, o programa contará com um serviço de apoio especializado, oferecendo acompanhamento ao(à) cônjuge ou familiar durante todo o processo seletivo.
A medida amplia as possibilidades de inclusão e fortalece a dimensão social das relações de trabalho, uma das pautas defendidas pelo Sindpd ao longo das tratativas. Garantindo as políticas a extensão das políticas de exceções já implementadas.
O Sindpd reforça que esses avanços são resultado direto da negociação coletiva, do diálogo permanente, da organização dos trabalhadores e da disposição da empresa em negociar. O Sindicato seguirá acompanhando de perto a implementação das medidas, cobrando transparência, ajustes necessários e o respeito aos direitos da categoria. A mesa de negociação se manterá de forma permanente.
O Sindpd também assegurou assistência jurídica integral a todos os trabalhadores demitidos por justa causa, garantindo que cada caso seja analisado de forma individualizada. O objetivo é permitir que os trabalhadores possam avaliar a legalidade das demissões, verificar eventuais abusos, inconsistências ou fragilidades nos fundamentos apresentados pela empresa e, quando cabível, buscar a reversão da justa causa ou a reparação de direitos na esfera judicial.
Se você for trabalhador das empresas Nutech, Olivia IA e Nucommerce representadas pelo Sindpd, entre em contato através do nosso Whatsapp com denúncias, sugestões e propostas para serem tratadas clicando aqui. O sindicato também orienta os trabalhadores que tiveram seus pedidos de excepcionalidades que nos procurem para que possamos auxiliar na mediação com a empresa.
