O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançaram o Compras Executivo, uma nova plataforma voltada à gestão, governança, logística e contratações públicas. A iniciativa busca resolver uma dificuldade recorrente enfrentada por gestores públicos: a dispersão de informações em múltiplos sistemas.
A proposta da ferramenta é concentrar, em um único ambiente digital, dados relacionados às diferentes fases das contratações governamentais, desde o planejamento até a execução e a fiscalização dos contratos. Com isso, a plataforma pretende tornar mais simples a rotina de servidores envolvidos nos processos de compras públicas, na execução orçamentária e também no trabalho dos órgãos de controle.
Não é só por R$ 35! Fortaleça a sua categoria e acesse benefícios exclusivos
Segundo o diretor de Normas e Sistemas de Logística do MGI, Everton Santos, o Compras Executivo foi pensado para levar informações de forma mais eficiente à alta administração pública. A centralização dos dados, que hoje estão distribuídos em sistemas como ComprasNet, Contratos Gov.br e portais de diversos órgãos, deve facilitar os processos de gestão e governança.
Do ponto de vista do Serpro, a plataforma representa um avanço na maturidade da gestão contratual do governo. De acordo com o superintendente de Negócios com Clientes de Governo Digital da empresa, Alexandre Ávila, a solução oferece uma visão analítica e integrada dos contratos, permitindo uma atuação mais estratégica, preventiva e orientada por dados. O lançamento também se soma às mudanças conduzidas pelo MGI ao longo de 2025 no ecossistema ComprasGov e às entregas estruturantes realizadas pelo Serpro no mesmo período.
Totalmente gratuita, a plataforma disponibiliza indicadores de desempenho que alertam para prazos críticos, como vencimentos e marcos contratuais, além de recursos para monitoramento da execução orçamentária, incluindo funcionalidades de encontro de contas. O sistema também conta com ferramentas voltadas à identificação de riscos e inconsistências, contribuindo para uma administração mais eficiente e transparente.
Outro destaque são os painéis consolidados com dados oficiais, que permitem decisões mais rápidas e precisas, alinhadas às necessidades dos gestores públicos e demais usuários do sistema.
(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)