O dia frio e chuvoso do último sábado, 21, não impediu que a terceira rodada do 24º Campeonato de Futsal do Sindpd fosse realizada na Associação Atlética São Paulo. Os times dos grupos A, B e C, que disputaram a primeira rodada no dia 7 de maio, foram protagonistas de jogos competitivos, reunindo empates, derrotas e vitórias por goleada.
O primeiro jogo foi marcado por uma chuva de gols da equipe Tivit Work, que fez sua segunda participação no Campeonato vencendo de 14 a 2 contra a Telium, que terminou a rodada com o participante Osvaldo Nogueira Junior contundido.
"Nós perdemos porque as pessoas não conseguiram vir todas. Jogamos com quatro jogadores na linha e aí foi um sacrifício total. Acabei me machucando no primeiro lance com o goleiro, que errou a bola e acertou meu dedo. A partir daí não consegui mais ter meu equilíbrio no jogo, perdemos de 14 a 2, mas faz parte, futebol é assim mesmo", declarou. Apesar do episódio, Nogueira – que está participando pela segunda vez do Campeonato – disse que incentiva os colegas da empresa. "Eu que levo as roupas para lavar e tudo. É uma experiência boa para mim de liderança".
Leandro Henrique Pires Barbosa, da equipe ganhadora, disputa o Campeonato há quatro anos e afirmou que o jogo se mostrou fácil, mas a seriedade do time foi mantida. "Aqui, dificilmente teremos essa oportunidade de fazer bastante gol, então temos que aproveitar", comemorou.
As equipes Norber Softwares e Stefanini terminaram empatadas em 4 a 4, apesar das inúmeras investidas de ambos os times para alcançar a vitória em um jogo bem equilibrado. Bruno Alves, da Norber, participa há três anos da competição como técnico e disse ter gostado do empate. "Foi um jogo bom, conseguimos evoluir com relação ao último que perdemos. Estamos há um bom tempo sem jogar, perdemos alguns jogadores, mas a equipe está se desenvolvendo aos poucos", ressaltou.
Por outro lado, Gustavo Mota, da Stefanini, ligou o empate ao fato de estarem sem reservas. "Estávamos com um só no banco, saímos perdendo, viramos [o jogo], mas sem banco cansamos, aí tomamos empate. Cansa rápido".
A disputa entre as equipes do terceiro jogo terminou com vantagem para a Sonda IT, que fez 4 gols em cima da Eicon. "Nós perdemos no detalhe do jogo. Atacamos bastante só que comprometeu a defesa devido à subida, no desespero de fazer o gol na hora que eles viraram. No próximo jogo viremos com umas ‘peças’ novas aí", revelou Marcus Vinicius Gabriel de Souza, da equipe Eicon, que participou pela primeira vez do evento. "Espero que meu time chegue na final".
O funcionário da Sonda IT, Diego dos Santos Souza, falou que os jogos são momentos importantes para o relaxamento dos trabalhadores e se tornam o comentário da semana na empresa. "Fica um pouco aquela ansiedade e acaba aliviando. E isso é importante também".
Apesar da goleada sobre a Mandic, os jogadores da Unip, que disputam há 7 anos o Campeonato, passaram apenas duas vezes para a segunda fase. Para esse ano, o esperado é passar, no mínimo, da terceira fase. Eles venceram por 9 a 1.
"Nós não temos tempo de treinar. Acho que o treinamento vai proporcionar ?pra? gente condicionamento físico e entrosamento, isso é nítido. Através do placar você vê isso", disse Mario José Ramos Filho, da Mandic. Ele também elogiou a organização dessa edição do Campeonato do Sindpd. "Em vista do ano passado, melhorou a organização. Não que não tivesse no ano passado, mas a arbitragem está melhor", explicou.
O time Schalke 404 – que reúne trabalhadores de diversas empresas de TI – venceu o Comprova por 4 a 1. Nos outros campeonatos, eles estiveram entre os 8 primeiros e estão lutando para chegar mais uma vez.
"Foi um jogo em que estávamos com poucas pessoas no banco de reserva, estávamos desfalcados, então no final a gente ficou ‘sem perna’ e não rendeu", contou Vinícius Tadeu Viscome Rodrigues, do Comprova, que participa há três anos do Campeonato do Sindpd.
Visivelmente satisfeito com o resultado, Marcos Vinícius Souza Vieira, da equipe Schalke 404, disputa há cinco anos os jogos promovidos pelo Sindicato e disse gostar do evento. " É bom para encontrar os amigos que estão em outras empresas. É um campeonato muito bem organizado e eu gosto bastante, e todo ano faço questão de jogar", afirmou.
O time do Bar100lona, apesar do desfalque de um goleiro, ganhou do Só Engana de 3 a 1. O jogo foi competitivo e o Só Engana começou ganhando, mas o Bar100lona acabou virando o placar.
Para Laercio Antonio de Oliveira Souza, da Sys, que compõe o Bar100lona, as chaves estão mais bem distribuídas, o que proporciona maior quantidade de jogos para cada time. "O espaço de tempo para jogar diminuiu. Antes jogava uma semana, folgava três, duas semanas. Agora jogamos uma semana e folgamos uma", contou.
A derrota do Só Engana foi atribuída por Paulo Henrique Fusco à falta de entrosamento e por ser o primeiro ano em que competem juntos. "A gente ainda não tem o ritmo, mas o time está bem. Esse ano é um aprendizado, no ano que vem a gente entra bem", comentou.
O último jogo da terceira rodada do Campeonato de Futsal do Sindpd surpreendeu. Numa disputa acirradíssima, o Bayern e a Getronics mostraram talento para correr atrás do título. O jogo terminou empatado em 7 a 7.
Para o jogador Caio Cardoso Medeiro Chávez, da Getronics/Sincorp, esse foi um dos jogos de mais ‘pegada’ para a equipe. "Acho que vai ser difícil a gente pegar algum outro oponente do nível do Bayern, mas no final, acabamos saindo com o resultado".
Com a entrada de uma grande quantidade de times na edição desse ano, para Renan Galdino da Silva, da Kaffa Mobile e integrante da equipe de futsal Bayern, a dificuldade será maior para passar para a segunda fase. "O jogo foi ‘bem pegado’, como costumamos falar. Foram sete gols prós e contras – provavelmente tenha sido o jogo mais disputado hoje – e eu acho que foi um resultado justo porque as duas equipes atacaram e defenderam também", avaliou o competidor.
De acordo com o diretor do Sindpd Elcio Borba, as equipes estão se conhecendo, o que pretende tornar o 24º Campeonato do Sindpd ainda mais disputado. "Por ser a terceira rodada, os times estão se avaliando, vendo quem é melhor, assistindo todos os jogos, o que deixa o campeonato legal. A promessa é de que essa edição será memorável", comentou.
Muito além do esporte
Os jogos do Campeonato de Futsal, que vem para promover a integração e valorizar o bem-estar dos trabalhadores de TI, congrega muito mais que os predicados do esporte. Entre uma conversa e outra, os participantes ressaltaram a importância do Campeonato, do Sindicato e dos benefícios oferecidos para a categoria de TI.
Gustavo Mota, da Stefanini, utilizou a pousada em Ubatuba três vezes. "Foi muito bom. Fui em baixa temporada, mais fácil de pegar. Foi um valor bom, sai barato para cada um o final de semana completo, eu gosto. Fui com amigos, mas pretendo levar a família", declarou.
Há 17 anos na empresa Unip e com 7 anos de campeonatos disputados no Sindicato, Edson dos Santos, que agora atua como técnico da equipe, elogiou a organização e comentou as ações do Sindpd. "Na nossa empresa não tinha o vale-refeição e hoje nós temos. O Sindicato tem atuado bem. O reajuste também foi ótimo. O pessoal gostou. Recebemos tudo", contou.
O trabalhador Caio Cardoso Medeiro Chávez, da Getronics/Sincorp, acompanha o trabalha do Sindicato por meio do site e do jornal. "Eu vejo os benefícios, o que o Sindpd está lutando por nós e pela nossa classe. Para ser bem sincero, a gente sempre fica atento às viradas do ano por conta do dissídio, e esse ano o dissídio foi muito bom. Acredito que foi uma marca muito positiva para a gente", comemorou.
,
,
,
,
,
,
,
,
Advertisement
