07 de Agosto de 2019
Mulheres ainda são minoria no setor de Tecnologia da Informação
Apesar de ser um dos ramos profissionais que mais cresce, o ambiente ainda é considerado hostil às trabalhadoras

Mesmo com vagas sobrando e o desemprego atingindo boa parcela de jovens adultas, ainda há uma barreira excludente que se impõe à população feminina no mercado de TI.

Isso se deve ao fato de mulheres tradicionalmente não serem vistas com naturalidade dentro da categoria, que tem como característica a predominância de homens exercendo as profissões ligadas a tecnologia.

Além de excluir boa parte da sociedade, a falta de espaço e representatividade acaba gerando prejuízos ao ramo. Por empregar profissionais de uma parcela muito segmentada da população, o mercado de tecnologia acaba atingindo um púbico igualmente fragmentado, desperdiçando um enorme potencial de consumo.

Dessa forma, com as empresas percebendo a necessidade de construir um corpo profissional mais heterogêneo, há uma tendência otimista, que prevê a criação de mercados, tanto de trabalho quanto de consumo, mais inclusivos.

Adaptado por Caio Shmizu
Fonte: Carta Capital - Giovanna Galvani
Link: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/mesmo-com-vagas-atraentes-mulheres-permanecem-longe-do-mercado-da-tecnologia/?utm_campaign=newsletter_rd_-_07082019&utm_medium=email&utm_source=RD+Station