Parcerias
14 de Fevereiro de 2020
Parceria entre Sindpd e Cadevi é renovada

Com muita alegria e emoção, foi assim que começou o dia do Sindpd nesta sexta-feira (14), após renovar o apoio ao inspirador trabalho do Centro de apoio ao deficiente visual (Cadevi), uma união que perdura por quase dez anos.

Antonio Neto, presidente do Sindpd, ao lado de João Antônio Nunes, vice-presidente e Lothar Bazanella, presidente do Cadevi, estiveram nas dependências do sindicato para formalizar e comemorar a renovação da parceria. Neto e João Antonio expressaram a felicidade e a importância de abraçar causas que inspiram e transformam vidas. "Estar ao lado do Cadevi é um orgulho muito grande, é um centro com trabalho sério e engajado, que ajuda pessoas com deficiência visual a se inserirem no mercado de trabalho, na sociedade e principalmente a ter uma vida normal" afirmou o presidente Neto.

O Cadevi tem como missão, através de diversas atividades, sejam elas artísticas, esportivas e outras, capacitar pessoas que perderam a visão ao longo da vida. Fundada em 1984 por ex-alunos do Instituto Padre Chico que quiseram continuar a praticar esportes e compartilhar a vivência com outras pessoas que passaram pela mesma experiência da perda de visão após alguma situação.

O centro atualmente se mantém através de doações, parcerias com empresas, órgãos públicos e trabalho voluntário, as atividades são totalmente gratuitas para pessoas cegas que desejam ter maior independência e serem reinseridas na sociedade e no mercado de trabalho.

O Cadevi pede a sua colaboração!

Para mantermos esses atendimentos e ampliarmos a crescente demanda é que pedimos sua colaboração clicando aqui: http://cadevi.org.br/index.php/doacao/ e encaminhe a outros possíveis colaboradores.

Para mais informações, entre em contato através do WhatsApp do Cadevi: (11) 97420-5146

A sua participação é essencial!

Entrevista com Lothar Bazanella

Nascido na zona rural de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, Lothar Antenor Bazanella, também conhecido como Lothar Bazan, perdeu a visão após um acidente de arma de fogo ainda na infância. Na vida adulta se tornou um dos pioneiros na categoria de programação de computadores com deficiência visual a atuar no país e não parou por aí, hoje além dessa experiência na área de TI, Lothar é poeta, músico e tem grande participação no Cadevi, atualmente como sócio presidente do centro.

Em meio ao bate-papo, ele nos apresentou o seu novo álbum chamado "Meu Mundo" que traz faixas de música de raiz gaúcha e poemas declamados, o qual foi feito em parceria com músicos importantes. Lothar afirma que foi a realização de um sonho e divulga que logo estará disponível para todos em plataformas musicais na internet.

Sindpd: O Cadevi tem um projeto inteiramente dedicado a pessoas que se tornaram cegas em alguma situação da vida. Pode nos contar algumas breves histórias e como esses projetos mudaram a rotina dessas pessoas?

Lothar: Procuramos mostrar para as pessoas que a vida continua, temos um encontro mensal chamado "Cá entre nós" onde compartilhamos as experiências dos mais velhos com quem perdeu a visão recentemente, pois muita gente não tem informação sobre a possibilidade de ter uma vida normal, ainda mais com a tecnologia a favor da acessibilidade e se tornando cada vez mais prática para nós. Muitas pessoas passaram por situações de médicos e outros profissionais dizerem que "não há o que fazer", e nós temos o dever de mostrar que pode ser diferente! E é o que acontece, recebemos diversos casos de diversas faixas etárias, porém a maioria já está acima dos 40.

Uma das histórias que me lembro agora é do senhor J., que hoje tem 62 anos, ele era carpinteiro e sentiu que sua vida havia parado, se separou da esposa e ficou no ostracismo, ao chegar no Cadevi foi apresentado as atividades e ele se empolgou com a dança, pois sempre adorou dançar, e hoje em dia ele leva a filha, a sobrinha e outras pessoas para repassar seu aprendizado de forró. Ele se transformou.

Outro foi o E., um dos casos que mais me marcou, que ficou cego aos 50 e poucos anos e era sapateiro, ele passou por nosso atendimento psicológico e depois orientação de atividades, no início ele só vinha acompanhado de sua esposa, até que um dia notei que ele havia vindo sozinho pela primeira vez, e ele me disse que estava feliz de estar fazendo coisas sem ajuda desde que ficou cego e como o projeto do Cadevi encoraja para seguir em frente, foi muito engrandecedor ouvir isso.

Também teve a L., com apenas 24 anos ficou cega, porém no centro ela se empolgou muito com as atividades, porém na hora de falar sobre a bengala, ela travou, tinha vergonha de usá-la, mas com o trabalho do Cadevi ela se tornou mais confiante e entendeu que ser cego é ser normal.

São muitas histórias de sucesso de pessoas que procuraram o Cadevi, para mim, que acompanho há muitos anos, é motivo de orgulho.

Sindpd: Quais são as principais atividades que serão realizadas por vocês esse ano?

Lothar: Vamos manter as atividades tradicionais como xadrez, dança de salão, artesanato com ênfase em tear, macramê e crochê, karatê, yoga, tai chi chuan, inglês em parceria com uma escola. Atividades esportivas como o futebol de 5, showdown, entre outras. Além de manter o atendimento psicológico e esperamos muitas surpresas para 2020, um ano com calendário cheio de atividades.

Sindpd: Qual é a importância das parcerias para o Cadevi?

Lothar: Atualmente o centro só se sustenta com ajuda de parceiros, é extremamente fundamental cada ajuda e apoio que recebemos de fora, pois temos custos, e sobrepondo temos bastante ajuda voluntária, isso faz do Cadevi um lugar forte e tentamos manter o espaço sempre bonito, arrumado e alegre.

O Sindpd é um dos nossos parceiros e somos muito gratos por tudo que nos provém, pois assim podemos manter o centro aberto em prol dessa causa social.