11 de Maio de 2020
Profissionais da Prodata participam de assembleia para discutir Acordo Coletivo de Trabalho
A negociação é consequência da decisão de negociar os acordos diretamente com as empresas

Na tarde desta terça-feira (08), os profissionais da Prodata participaram de assembleia organizada pelo Sindpd. O encontro, que foi realizado via videoconferência e contou com a presença de cerca de 60 trabalhadores, visava debater e validar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2020.

A reunião surge após a decisão da direção do Sindpd em fazer as negociações da Campanha Salarial de 2020 empresa por empresa, sem a intermediação do sindicato patronal.

O presidente, Antonio Neto, explicou o contexto que está sendo enfrentado pelo sindicato. "Nós estamos com dificuldades de negociar com o sindicato patronal a Convenção Coletiva de 2020. Então estamos fazendo acordos diretamente com as empresas, sem a intermediação do sindicato patronal", contou Neto.

Estava presente também o vice-presidente do Sindpd, João Antonio, que deixou uma mensagem de esperança aos trabalhadores. "A vida me ensinou a acreditar que isso também vai passar. Então não tenho dúvidas de que este momento é, sem dúvidas, transitório. Nós vamos saber enfrentar essas dificuldades, certamente superá-las. Nós sairemos melhor do que iniciamos", disse João.

Porém, quem ficou responsável pela condução da reunião, assim como a apresentação das cláusulas do acordo, foi o diretor Paulo Cesar. Ele deu uma completa explicação sobre as clásulas presentes no acordo coletivo, além de ressaltar a importância da representação sindical. "Se faz necessária a figura da representação para sentar lá naquela mesa e tentar estabelecer a recomposição de perdas do ano anterior, por exemplo. Estabelecer à categoria aquilo que a legislação não prevê, ou prevê de forma inferior", ressaltou Paulo.