22 de Junho de 2020
Sindpd realiza assembleia com número recorde profissionais da categoria
O encontro foi realizado por meio da plataforma Webex e o acordo foi aprovado por ampla maioria

O Sindpd mais uma vez fez história: reuniu, em uma assembleia via videoconferência, mil trabalhadores! O encontro aconteceu na tarde da última quarta-feira (17) e visava discutir e aprovar o Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 que contempla os profissionais da ADP. Dessa forma, a proposta foi aprovada por ampla maioria dos funcionários.

O feito foi comemorado tanto pelos trabalhadores da empresa quanto pelos representantes do sindicato. Para os trabalhadores foi uma vitória pois agora eles estarão contemplados e protegidos pelos benefícios e direitos do acordo. Já os representantes celebraram a possibilidade de reunir mil funcionários em uma única assembleia e assegurar os seus direitos. Dessa forma, as vantagens propostas nas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021 passam a vigorar entre os profissionais da ADP.

O encontro foi conduzido pelo diretor sindical Pedro Luiz Saldanha, que organizou a reunião, além de explicar as cláusulas e benefícios do acordo aos funcionários. "O que chama atenção neste acordo é que ele tem três cláusulas específicas na questão do teletrabalho, que está tão em alta. Nós conseguimos definir três diferentes condições de trabalho remoto", afirmou Saldanha.

Já João Antonio Nunes, presidente em exercício do Sindpd, comentou sobre o tamanho do acordo e como as novas tecnologias possibilitaram um maior acesso aos trabalhadores. "Eu desconheço, na história do movimento sindical, algo dessa magnitude: mil profissionais reunidos em assembleia digital. Além disso, as novas tecnologias, que em tese nos afastariam, na verdade nos aproximaram do trabalhador", afirmou.

A aprovação do acordo surge após o Sindpd decidir discutir e aprovar os acordos coletivos individualmente com as empresas surgiu após o sindicato patronal, o Seprosp se recusar a negociar as cláusulas da convenção coletiva. Dessa forma, a diretoria, em reunião, decidiu levar e negociar a proposta empresa por empresa.