28 de Agosto de 2023
Homologações feitas em empresas causam prejuízo ao trabalhador
Em um estudo realizado internamente, o Sindpd encontrou diferenças significativas, que em três meses, somam cerca de R$ 400 mil

Com a Reforma Trabalhista de 2017, as empresas ficaram liberadas de fazerem as homologações das demissões de seus funcionários com a participação do sindicato do setor.

Isto causou um esvaziamento do número de homologações feitas em sindicatos, o que acabou gerando prejuízos aos trabalhadores por conta de erros de cálculos ou má-fé das empresas.

No Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP), o número de homologações sofreu uma queda abrupta, de até 200 por dia - antes da reforma - para, atualmente, no máximo 10 por dia - pós-reforma.

Em um estudo realizado internamente para medir possíveis diferenças entre o que o trabalhador tem direito a receber e o que de fato acaba recebendo, o Sindpd-SP encontrou diferenças significativas, que em três meses, somam cerca de R$ 400 mil.

Em maio, em 21 homologações, o valor de estimativa das ressalvas ficou cerca de R$ 70 mil. Já em junho, com 54 homologações, o valor estimado de ressalvas chegou a R$ 198 mil.

No último mês analisado, julho, foram constatadas 33 homologações com estimativa de ressalvas de R$ 129 mil.

Na média dos três meses, estima-se que cada trabalhador tenha deixado de receber, em média, cerca R$ 3.700,00. Se calcularmos apenas o mês de julho, o valor chega a quase R$ 4 mil.

(Foto: Dragos Condrea)