02 de Julho de 2024
MPT confirma lisura do processo eleitoral do Sindpd
Ilação foi arquivada após Sindicato comprovar o cumprimento do estatuto da entidade

O Ministério Público do Trabalho (MPT) arquivou uma denúncia "anônima" sobre o processo eleitoral do Sindpd para as eleições 2024/2028. A decisão ocorreu após o MPT confirmar a lisura do processo e o cumprimento integral do Estatuto da entidade demonstrada pelo Sindicato que representa os profissionais de TI.

A tentativa de tumultuar o processo eleitoral partiu de um grupo partidário que começou a atuar na categoria após o Sindpd/SP vencer uma ação contra a empresa de TI do Mercado Livre. Coincidência ou não, a empresa mudou recentemente sua representação para Santa Catarina, onde esse grupo atua e os trabalhadores são submetidos a acordos desfavoráveis com jornada de trabalho de 44 horas semanais, conforme já denunciado pelo Sindpd/SP.

Na decisão, a procuradora do MPT destacou que "o sindicato, por meio da apresentação de manifestação e documentos, demonstrou a regularidade da publicidade do processo eleitoral, decide-se pelo arquivamento do presente feito".

As eleições do Sindpd estão marcadas para 26 de julho por meio de voto eletrônico para associados à entidade a mais de seis meses.

Confira a decisão na íntegra.