Notícias
Notícias
WhatsApp
24 de Julho de 2024
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Salários em TI: conheça cargos e remunerações da área da tecnologia
Ganhos variam de acordo com a função e o nível de experiência profissional, mas em geral, são competitivos e frequentemente superiores aos de outras áreas



Pelos salários em TI serem acima da média, profissionais de qualquer idade são atraídos para o mercado da tecnologia. A acelerada transformação digital em todos os setores impulsiona a demanda por profissionais qualificados e influencia as perspectivas para quem deseja ingressar e se especializar nesta área, prometendo uma boa remuneração inicial e rápida ascensão profissional.

Os ganhos variam de acordo com a função e o nível de experiência profissional, mas em geral, são competitivos e frequentemente superiores aos de outras áreas. Isso acontece em decorrência da alta procura de profissionais qualificados, que são escassos no mercado.

LEIA: Atenção trabalhador de TI, saiba como fazer uma denúncia para o Sindpd

De acordo com a Brasscom, a média salarial de um desenvolvedor de software, por exemplo, varia entre 5 e 10 mil reais a depender da experiência e localização. Profissionais com habilidades em tecnologias novas e emergentes são mais requisitados e, consequentemente, melhor remunerados. Vejamos quais os principais fatores que influenciam os salários em TI.

Fatores que influenciam os salários em TI

Experiência: Experiência e tempo de mercado são diferenciais que alavancam o profissional na disputa por melhores remunerações.

Nível de Especialização: Certificações específicas e cursos de atualização também podem aumentar a remuneração.

Localização Geográfica: Em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, os salários em TI tendem a ser mais altos devido ao custo de vida elevado e à maior concentração de empresas do ramo.

Tamanho e Setor da Empresa: Empresas de grande porte e multinacionais costumam oferecer salários mais atrativos em comparação a pequenas e médias empresas. Além disso, setores como finanças e saúde, que dependem fortemente de tecnologia, pagam melhor.

Tecnologias e Habilidades: A proficiência em tecnologias demandadas pelo mercado, como desenvolvimento em Python, Java, e conhecimento em plataformas de nuvem como AWS e Azure, pode elevar consideravelmente o salário.

Além dos motivos supramencionados, os salários em TI também oscilam de acordo com as áreas de atuação, especialidades e as responsabilidades de cada cargo.

Principais cargos e faixa salarial em TI

Desenvolvedor de Software

É o profissional especializado no desenvolvimento de aplicativos, softwares, banco de dados e outros sistemas. A crescente demanda por desenvolvimento de sistemas e aplicativos faz com que esse cargo continue em alta. Desenvolvedores que dominam linguagens de programação populares como Python e JavaScript são mais procurados e podem obter melhores remunerações.

A média dos salários em TI do nível júnior de desenvolvedores gira em torno de 5 a 8 mil reais, podendo chegar a 20 mil reais para o nível Sênior. Dentro deste escopo, encontram-se o Desenvolvedor Mobile, o Front-End, o Back-End e o Full-Stack diferenciando-se nas etapas de desenvolvimento e os tipos de ferramentas utilizadas e desenvolvidas.

Veja: Profissionais mais buscados no mercado de TI são desenvolvedores

Aplicações e integração de sistemas

Coordenador de sistemas: Líder responsável pela execução de um projeto de sistemas. Ele tem uma visão mais ampla do negócio e dos processos e faz o contato entre a empresa, os clientes e fornecedores. Os ganhos deste profissional variam de 13 a 22 mil reais mensais.

Analista de negócios: Profissional que planeja, gerencia e implementa projetos. Atua como consultor para entender as necessidades dos clientes e potenciais clientes. A faixa salarial desta função vai de 8 mil a 13 mil reais.

Analista de sistemas: O analista de sistemas analisa os processos de uma organização e encontra maneiras de melhorá-los com tecnologia, além de identificar as necessidades dos usuários e criar soluções de software para atendê-las. Também ajuda a planejar e implementar novos sistemas nas empresas. As remunerações deste cargo variam entre 4,5 mil a 19 mil reais.

Arquiteto de Software: Especialista em programação que garante que os requisitos do negócio serão atendidos pelo design técnico. Além disso, supervisiona o desenvolvimento e coordena a integração de sistemas de modo a assegurar a qualidade e desempenho do projeto. Os salários em TI dessa ocupação variam de 12 a 18 mil reais a depender da experiência do profissional.

Analista de desenvolvimento e operações (DevOps): Profissional responsável pela automação de processos empresariais, criação de softwares e gerenciamento da infraestrutura, além de cuidar da produtividade e da confiabilidade dos produtos tecnológicos. Nesta posição, o profissional tem ganhos de 14 a 24 mil reais.

Big Data

O Cientista de Dados e o Especialista de Business Intelligence são responsáveis por coletar, gerenciar e transformar grandes volumes de dados em informações úteis para o negócio. Enquanto o cientista se ocupa em tratar e analisar essas informações, o especialista tem foco maior nas decisões a partir das informações coletadas. Este último é considerado um cargo sênior e está acima do Analista de Business Intelligence, que atua na inteligência de negócios, otimização de processos e busca de vantagens competitivas.

A remuneração inicial do Cientista de Dados é de 5 mil reais e alcança a faixa dos 24 mil reais nos cargos sêniores. Já o Analista de BI tem a mesma faixa inicial, mas o máximo dos cargos mais experientes é de 17 mil. Enquanto isso, o Especialista de BI começa ganhando 13 mil e pode chegar a 21 mil reais mensais.

Segurança/Governança

O Analista de Segurança administra o ambiente de tecnologia das empresas, previne invasões e vazamentos e é responsável pela correção de eventuais problemas de segurança. O salário inicial deste profissional é de 6 mil e chega a 19 mil reais em cargos sêniores.

O Coordenador de Segurança da informação gerencia todo setor de segurança da companhia de forma a preservar dados e informações de ataques e vazamentos, além de estabelecer protocolos internos de segurança. Os ganhos deste cargo giram em torno de 17 a 23 mil reais.

Infraestrutura/Cloud/Help Desk/Redes

Especialista de Cloud: Responsável pela instalação, manutenção e organização das bibliotecas e gerenciadores de arquivos em nuvens. Deve possuir certificações em soluções de nuvens. A remuneração inicial deste profissional é de 12 mil reais e chega a 20 mil em empresas maiores.

Coordenador de Infraestrutura: Gerencia a infraestrutura tecnológica, incluindo hardware, software e serviços em nuvem, e organiza o atendimento aos usuários. Essa posição recebe de 12 a 19 mil reais ao mês.

Analista de Infraestrutura: Mantém a estrutura tecnológica, gerenciando hardwares, redes e softwares. Os salários em TI destes profissionais começam em 4 mil reais e chegam a 16 mil reais em nível sênior.

Analista de Suporte: Fornece assistência técnica aos usuários, instalando softwares, realizando manutenção e resolvendo problemas diversos. No nível júnior, o salário inicial é de 3,5 mil e pode chegar a 10,5 mil reais em cargos sênior.

Confira: As 7 carreiras que mais crescem no setor de tecnologia

Liderança executiva para área de TI

Os cargos de liderança na área da tecnologia requerem muita experiência e especialidade. Por terem grandes responsabilidades, são os mais bem remunerados entre todos os salários em TI.

Diretor em Tecnologia (CIO): Diretor responsável pelo setor de tecnologia de informação das empresas. Atualmente, a demanda transcende companhias do ramo e ganha importância em empresas de outros setores do mercado. A remuneração deste profissional vai de 30 mil a 51 mil reais.

CTO (Chief Technology Officer): Cargo de direção técnica voltado para a criação de novos produtos e outras estratégias de lucro a partir dos recursos tecnológicos. Os salários em TI deste líder partem de 29 mil e chegam a 50 mil reais mensais.

CSO (Chief Security Officer): Executivo responsável pelas estratégias de segurança das informações de uma empresa desde documentos confidenciais a políticas de dados dos usuários. Os honorários deste cargo giram entre 26 a 45 mil reais.

Gerente de desenvolvimento: Responsável pela coleta, análise e gerenciamento de dados e informações benéficas aos negócios da companhia. Remunerações variam de 21 a 36 mil reais.
Gerente de Sistemas: Gerencia equipe e atividades da área de TI como elaboração e implantação de projetos a partir de uma visão macro dos processos internos. Este profissional tem salários a partir de 19 mil que podem chegar a 31 mil reais ao mês.

Gerente de dados: Profissional incumbido de coletar, decodificar e analisar informações e dados em prol das necessidades da empresa. O salário inicial deste gerente é de 19 mil com possibilidade de chegar a 35 mil reais.

Gerente de Business Intelligence: Supervisiona e gerencia os departamentos de coleta de dados e desenvolvimento, além de analisar dados e tendências de mercado, identificar oportunidades, planejar e executar estratégias de negócios. Remunerações para essa posição vão de 19 a 32 mil reais.

Gerente de segurança da informação: Responsável por liderar a equipe que protege os dados da empresa, além de implementar as políticas de segurança e tratamento de dados definidas pela direção. Os ganhos desta posição vão de 23 a 38 mil reais ao mês.

Gerente de Infraestrutura: Profissional que está a frente da equipe que gerencia redes, equipamentos, softwares, ferramentas de nuvem e outros recursos tecnológicos utilizados pela empresa. A faixa salarial desta posição varia de 16 mil a 28 mil reais.

Vale lembrar que o mercado da tecnologia da informação vem crescendo de maneira acelerada e, com isso, novos nichos, cargos e especialidades surgem dia após dia. Para conferir com precisão todos os cargos existentes e os salários de acordo com o nível de experiência e a localidade, acesse o levantamento de salários em TI realizado pela Robert Half aqui.

(Fonte: G1 e Robert Half)
(Foto: Reprodução)


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia denuncia vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo PCDs reduz