Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Foto: José Cruz/ABr.
Brasília – A participação de trabalhadores nos conselhos do Sesi, Senai, Sesc e Senac, que fazem parte do Sistema S, é “um passo extraordinário” para as representações sindicais. A afirmação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de hoje (16), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde ele assinou o decreto que garante essa articulação.
Lula disse que a garantia de participação dos representantes sindicais no Sistema S dará uma “cara nova e uma representação mais democrática” aos conselhos. “Não serão poucos. Serão 300 dirigentes sindicais que estarão pelo país afora, em algum lugar tentando aperfeiçoar, divergindo ou concordando”, afirmou.
O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva – conhecido como Paulinho -, destacou a participação dos trabalhadores nos conselhos do Sistema S como um “avanço” para a inclusão dos trabalhadores nas decisões. “Isso é importante nessa chegada de novas tecnologias e novas formas de produção, e achamos importante que os trabalhadores possam ajudar na formação e na qualificação dos profissionais”.
Para o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneguelli, a participação dos trabalhadores nos conselhos contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços e para implantar projetos de interesse social.
O Sistema S é formado por instituições de ensino e de capacitação profissional do país, que seguem orientações de entidades empresariais da indústria, do comércio, do transporte e da agricultura, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A inclusão dos trabalhadores nos conselhos do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Social de Aprendizagem Comercial (Senac) faz parte dos resultados do Fórum Nacional do Sistema S, promovido pelo Conselho Nacional do Sesi.
NULL