O Cristo Redentor, orgulho brasileiro, é uma das novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno. E o mais fabuloso: o único entre os sete, que foi construído no século 20!.
Confira as Novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Em ordem alfabética:
Chichén Itzá – México
Coliseu de Roma – Itália
Cristo Redentor – Brasil
Machu Picchu – Peru
Muralha da China – China
Petra – Jordânia
Taj Mahal – Índia
O Brasil foi representado pelo técnico penta-campeão Luis Felipe Scolari e atual técnico da seleção Portuguesa, que recebeu com grande satisfação a placa comemorativa no sábado dia 07/07/2007.
Vale lembrar que as pirâmides de Gizé, as únicas maravilhas do mundo antigo que ainda estão de pé – foram retiradas da competição na internet a pedido de autoridades egípcias, que se ofenderam com a inclusão do monumento na lista. O que o mundo concordou em absoluto.
O evento foi realizado na cidade de Lisboa, Portugal. Contou com a presença de celebridades como Hilary Swank, Ben Kingsley, Bipasha Basu, Cristiano Ronaldo, Neil Armstrong e Bertrand Piccard, além das performaces musicais de Chaka Khan, Jennifer Lopez, Jose Carreras, Alessandro Safina, Joaquín Cortés, e Dulce Pontes, entre outros.
No final do evento, foi anunciado para esta próxima semana, a nova eleição, o agora As 7 Maravilhas da Natureza. Vamos torcer para o Brasil entrar nesta também.
Abaixo os outros concorrentes:
Acrópolis – Grécia
Alhambra – Espanha
Angkor – Camboja
Basílica de Santa Sofia – Istambul / Turquia
Castelo de Neuschwanstein – Füssein / Alemanha
Estátua da Liberdade – EUA
Estátuas da Ilha de Páscoa – Chile
Kremilin – Moscou / Rússia
Ópera de Sidney – Austrália
Stonehenge – Amesbury / Reino Unido
Templo Kiyomizu -dera – Kyoto / Japão
Timbuktu – Mali
Torre Eiffel – França
As Maravilhas do Mundo Antigo
As sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica. Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje quase intactas são as Pirâmides de Gizé, construídas há cinco mil anos. É interessante que na Grécia se encontrava apenas a estátua de Zeus em Olímpia, construída em ouro e marfim com 12 metros de altura. A idéia que se tem dela vem das moedas de Elis onde foi cunhada a figura da estátua de Zeus.
A lista de maravilhas foi compilada entre 150 a.C. e 120 a.C. por filósofos gregos. A maioria dos historiadores aponta que o escritor Antipater de Sidon foi o principal autor desta lista. Outros sugerem que o matemático Philon de Bizâncio, pode ter sido o verdadeiro autor. Para selecionar as maravilhas do mundo antigo, eles levaram em consideração as informações de autores clássicos como Heródoto, relatos orais, pinturas e até imagens cunhadas em moedas.
Conheça um pouco mais das sete maravilhas do mundo antigo:
Pirâmides de Gizé
País: Egito
Ano de sua construção: entre 2575 a.C. e 2465 a.C.
É a única maravilha que ainda existe
As três pirâmides erguidas para servir de tumba para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos ainda estão de pé. Mas muitos tesouros e até pedras da estrutura foram afanados. A maior pirâmide, Quéops, chegou a ter 230 metros de altura e 2,3 milhões de blocos de rocha, num trabalho que envolveu 20 mil homens e demorou 20 anos para ficar pronto.
Estátua de Zeus
País: Grécia
Ano de sua construção: 430 a.C.
Destruída no século 5
Esculpida pelo grego Phidias, a estátua levava ouro e marfim para sustentar os 12 metros de altura de Zeus, o chefão dos deuses do Olimpo. A estátua levou oito anos para ser concluída e durou mais de oito séculos. Os arqueólogos especulam que ela foi destroçada na destruição do templo de Zeus, no ano 426, ou num incêndio posterior em Constantinopla – atual Istambul, para onde a estátua teria sido levada depois.
Farol de Alexandria
País: Egito
Ano de sua construção: 280 a.C.
Destruído por um terremoto no século 14
Essa torre de 110 metros de altura tinha no topo uma tocha ardente, visível a mais de 50 quilômetros de distância no mar, para indicar a entrada do porto de Alexandria, na ilha de Faros (do nome do lugar vem a palavra “farol”).
A obra só entrou na lista das sete maravilhas a partir do século 6 – as versões mais antigas traziam os muros da Babilônia em vez do farol.
Colossos de Rodes
País: Grécia
Ano de sua construção: 294-282 a.C.
Destruído num terremoto em 225 a.C.
Essa estátua de Hélios, o deus grego do Sol, ganhou o nome de “colosso” por suas enormes dimensões: ela tinha 32 metros de altura, era feita de bronze e aço e levou 12 anos para ser completada.
Os restos permaneceram na ilha de Rodes até o ano 654, quando os árabes invadiram o lugar. Foram necessários 900 camelos para carregar os destroços.
Jardins Suspensos da Babilônia
País: Iraque
Ano de sua construção: aproximamente em 605 a.C.
Os Jardins duraram pelo período de 300 anos. A data de sua destruição é incerta.
Diz a lenda que o rei babilônico Nabucodonosor II construiu os jardins para consolar sua mulher Amitis, que sentia falta da natureza de sua terra natal, o atual Azerbaijão. Os jardins ficavam em diversos terraços de até 97 metros de altura, irrigados por um sofisticado sistema hidráulico que incluía um “teleférico vertical” de baldes, girado por escravos.
Mausoléu de Halicarnasso
País: Turquia
Ano de sua construção: 353-351 a.C.
Foi destruído em um terremoto entre os séculos XI e XV.
Erguida em Halicarnasso, capital do antigo reino da Caria, a tumba do rei Mausolo era tão suntuosa que o nome do morto deu origem à palavra “mausoléu”, sinônimo de sepulturas luxuosas. Ornada por quadros dos maiores artistas gregos, a obra tinha 125 metros de altura, 36 colunas e telhado em forma de pirâmide, com uma imensa escultura em mármore.
Templo de Artemis
País: Turquia
Ano de sua construção: 550 a.C.
Destruído em um incêndio em 356 a.C.
O templo dedicado à deusa grega da caça foi construído pelos colonizadores gregos em Éfeso, na Turquia. O destaque do lugar eram as obras de arte, como a estátua de Artemis feita de ouro, prata e ébano.
Hoje, tudo o que resta do templo são alguns fragmentos de suas colunas, guardadas no British Museum, em Londres, na Inglaterra.
NULL