O novo sistema é um banco de dados que permite a elaboração e transmissão das convenções e acordos coletivos via internet e será aberto à consultas dos trabalhadores, os quais poderão acessar todos os conteúdos das negociações coletivas em vigor no país.
Até o momento, o sistema foi implantado nas Delegacias Regionais do Trabalho de Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Com esta nova ferramenta, o MTE proporiona mais agilidade e transparência nas relações de trabalho, pois o sistema facilita o cumprimento do artigo da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que determina que os registros e arquivos sejam depositados no MTE.
A próxima etapa, será a inclusão de um novo módulo, que permitirá o agendamento eletrônico e a organização dos processos de mediação realizados pelo MTE, via internet. Com isto, o trabalhador poderá consultar via online os pisos salariais, reajustes, contribuições assistenciais e os beneficios firmados entre os sindicatos e as empresas.
Visite o site do Ministério do Trabalho e Emprego. (http://www.mte.gov.br/)
NULL