A participação ativa da sociedade civil é fundamental para a construção democrática de novos paradigmas e soluções transformadoras para enfrentar os problemas que afetam as sociedades – é o que diz um dos pontos da declaração final da 3ª reunião da Mesa-Redonda entre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (CDES) e o Comitê Econômico e Social Europeu (CESE) realizado entre os dias 8 e 10 de setembro, em Antuérpia, na Bélgica.
“Em geral, a atual crise econômica aumentou as desigualdades econômicas e sociais, enfraquecendo assim a coesão social e a confiança dos cidadãos no seu próprio desenvolvimento econômico. A saída da crise depende de um amplo diálogo democrático e inclusivo que construa soluções políticas transformadoras e novos paradigmas de produção, distribuição e consumo na direção da equidade e da justiça social”, afirma o documento, destacando que o “diálogo social continua a ser um pilar fundamental neste contexto. Os parceiros sociais (entidades patronais e laborais) desempenham um papel essencial no enfrentamento dos desafios sociais responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social”.
Segundo o texto consensual aprovado pelos participantes do evento, a equidade e a coesão social, econômica e territorial são essenciais em qualquer país para um modelo de desenvolvimento sustentável que logre um equilíbrio justo entre as políticas econômicas, sociais e ambientais.
Tal coesão pode ser alcançada através do combate à exclusão social e a todos os tipos de discriminação, “promovendo a democracia, a boa governança, o acesso à justiça, o Estado de direito, a transparência, o pleno emprego, a segurança social e a solidariedade entre gerações, fomentando o crescimento econômico e o emprego nas regiões menos desenvolvidas, proporcionando um acesso generalizado a serviços públicos de alta qualidade e protegendo os direitos humanos”.
Para o presidente do Cese, o italiano Mario Sepi, a mesa redonda não representa uma simples parceria entre o Brasil e a União Europeia, mas um instrumento importante que ajuda o conjunto dos países a compreender muitas questões e para aprofundar os assuntos fundamentais para os brasileiros e europeus.
NULL