SÃO PAULO – A central sindical CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) compareceu hoje à sede da BM&F Bovespa, na capital paulista, para manifestar seu apoio ao processo de capitalização da Petrobras. Com gritos de “O petróleo é nosso” e “Viva a Petrobras”, cerca de 500 integrantes da entidade agitavam bandeiras em frente ao prédio da Bovespa, no centro da cidade.
Com um megafone, Paulo Sabóia, presidente da CGTB-SP, avaliou que a capitalização será importante para o fortalecimento da estatal e por isso classificou a data como um momento histórico. “Já nos reunimos para criticar as privatizações no passado, hoje estamos aqui para apoiar a Petrobras e o pré-sal é sinônimo de desenvolvimento. Os recursos vão servir para ajudar a saúde e a educação”, afirmou Sabóia.
A manifestação também se tornou um ato de apoio ao governo federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com direito a críticas à gestão do antecessor Fernando Henrique Cardoso. Enquanto aguardavam a saída do presidente do prédio, os sindicalistas entoavam cânticos como “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.
No final, ao deixar a Bovespa, Lula acenou para os manifestantes e entrou no carro. O presidente viaja nesta sexta-feira a Porto Alegre (RS) para participar da inauguração da primeira planta industrial de eteno verde do Brasil, no Polo Petroquímico de Triunfo da Braskem, e sobrevoar as obras concluídas do Complexo de Canoas, à tarde.
(*) Fonte – matéria publicada nos jornais: InvestMax, Yahoo, Uol, Valor Econômico e O Globo.
NULL