O Sindpd já pode agendar o pagamento para os trabalhadores
São Paulo, 6 de outubro – Depois de 14 anos de processo jurídico, o dinheiro dos empregados da Bandeirantes Processamento de Dados está disponível para ser retirado. O Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) representou cerca de 300 funcionários da empresa na ação trabalhista que defendia o direito a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para quem era empregado da Bandeirantes Processamento de Dados em 1995. Os trabalhadores receberão o valor de 72% do salário da época, acrescido de uma parcela de 200 reais.
O processo foi demorado e chegou ao Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. “Esta ação foi fruto da persistência e competência do Departamento Jurídico do Sindpd que ao longo de 14 anos não se deixou abater. A insensibilidade da Bandeirantes para com seus trabalhadores foi punida pela Justiça.”, afirma José Eduardo Furlanetto, Coordenador Jurídico do Sindpd.
Os trabalhadores têm direito a receber o dinheiro porque o sindicato incluiu uma cláusula, na Convenção Coletiva de 1996, dizendo que se empresas de um grupo econômico contemplassem seus funcionários com participação nos lucros, este benefício deveria ser estendido aos trabalhadores de empresas de TI do mesmo grupo. Ocorre que a Trevo Seguradora praticava PLR e a Bandeirantes Processamento de Dados, empresa do mesmo grupo que a Trevo, não estendeu o benefício aos seus empregados. Desta forma, o Sindpd entrou na Justiça cobrando o direito.
A Bandeirantes Processamento de Dados foi absorvida pelo Unibanco, hoje pertencente ao banco Itaú, que já efetuou o depósito da condenação. O Sindicato disponibiliza os créditos a todos os contemplados.
Como receber
Para agendar o recebimento o trabalhador deve entrar em contato com o Departamento Jurídico, por meio dos endereços eletrônicos [email protected] ou jurí[email protected], indicando o assunto “Processo PLR” e anexando cópias da CTPS (folhas do número, da qualificação e do contrato de trabalho com a Bandeirantes Processamento de Dados SA) do CPF e da Cédula de Identidade.
NULL