A unidade regional do Sindpd em São José dos Campos realizou, em 22 de novembro, uma reunião com empresas de TI e escritórios de contabilidade da área para discutir duas questões relevantes que serão implementadas já à partir de 1º de janeiro de 2011. Uma delas é a redução de jornada para 40 horas, prevista na Convenção Coletiva e a outra trata sobre a mudança no Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego com a implantação do Sistema Homolognet.
Sobre a jornada de 40 horas, foram colocadas as duas preocupações do Sindpd durante a reunião com as empresas e contabilistas. “Queremos que os trabalhadores sejam realmente beneficiados com essa conquista histórica da categoria, sem que seja usado subterfúgios para mascarar a redução, sem de fato implementá-la e, ao mesmo tempo em que as empresas possam ajustar seus contratos de forma a não afetar suas margens operacionais”, explica o diretor Oscar Nolf.
Quanto às mudanças no formulário de rescisão, a importância de serem adequados os sistemas de impressão do TRCT para o novo modelo, para evitar que os empregados demitidos enfrentem problemas no resgate do FGTS junto à CEF e no Seguro Desemprego, junto ao Poupa Tempo. Neste ponto, o sindicato orienta sobre as etapas previstas pelo MTE para a implantação do Sistema Homolognet, que também deverá afetar as rotinas trabalhistas das empresas e escritórios de contabilidade.
NULL