O Sindpd inicia em 14 de janeiro (sexta-feira), às 10h30, a primeira rodada de negociação para discutir a Convenção Coletiva 2011 junto ao sindicato patronal, Seprosp. A proposta de reajuste salarial é de 13,41% e integra uma série de ajustes como a inclusão de Participação em Lucros e Resultados (PLR) de 80% do salário mais parcela fixa de 200 reais, pagamento de auxílio-refeição para toda a categoria e aumento do valor da hora-extra e adicional noturno. O Sindpd quer negociar ainda o aumento para os pisos já existentes, além da inclusão de novos cargos.
Em carta enviada ontem (10) para os sócios, o presidente do Sindpd, Antonio Neto, disse que está confiante na conquista de novos benefícios para a categoria, ampliando ainda mais as melhorias já asseguradas na Convenção Coletiva de Trabalho, considerada uma das quatro melhores do Brasil. “Além disso, nossa pauta de reivindicação está consistente e embasada em números e expectativas positivas para o setor. Esta certeza advém de muitos fatores, mas um em especial: o envolvimento dos profissionais de tecnologia da informação em todo o processo, fator que consideramos decisivo para o sucesso da empreitada”.
Durante a elaboração da pauta de reivindicações, o Sindpd recebeu centenas de sugestões dos sócios. O mesmo ocorreu no lançamento da campanha salarial no Clube Juventus, onde mais de 6 mil pessoas estiveram presentes e nas 13 assembleias que realizadas em todo o estado. A proposta está sintonizada com os ganhos obtidos pelas empresas do setor em 2010 – segundo informações dos próprios sindicatos e associações patronais – inflação pelo INPC ficará em 6,47%; crescimento do PIB deve atingir 7,5%; e do setor em torno de 10%.
“Este ano, as expectativas são as melhores possíveis. Todos os institutos apontam aumento dos investimentos, crescimento para o segmento e muitas portas sendo abertas pelo novo governo, que aponta a tecnologia como ponte central para o Brasil transpor o subdesenvolvimento e assegurar uma vida digna para todos os brasileiros. Entraremos nas negociações bastante otimistas e confiantes”, enfatiza o presidente do Sindpd, Antonio Neto.
Historicamente, toda a força e união do sindicato sempre se revelam principalmente durante as rodadas de negociação. Um bom exemplo disso é a maior conquista de 2010, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, que passou a vigorar em 1º de Janeiro deste ano. “Mas, para que tudo se consolide é fundamental que o sócio nos ajude a fiscalizar e denunciar empresas que desrespeitem o direito garantido pela nossa CCT”.
NULL