Desde 1.º de janeiro os trabalhadores de TI do Estado de São Paulo tiveram sua carga horária reduzida de 44 para 40 horas, sem redução de salários, informou nesta sexta-feira (7/1) o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação (Sindpd).
A medida é resultado de convenção coletiva de trabalho assinada entre o Sindpd e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (patronal).
O acordo, que foi fechado em 9 de março de 2010, também incluía aumento salarial linear de 6% e nominal de 1,9%. O piso de digitador, por exemplo, subiria para 820 reais e o do técnico, para 910 reais – mesmo valor do piso salarial para técnicos de help desk.
Segundo a assessoria do Sindpd, a negociação do próximo acordo coletivo, válido para 2011, deverá começar já na semana que vem. Nessa nova negociação serão incluídos pisos para novos cargos, como programador, analista de sistemas, analista de infraestrutura e administrador de banco de dados.
Segundo estimativa do Sindpd divulgada à época da assinatura do acordo, o Estado de São Paulo conta com 80 mil profissionais de TI – no Brasil, seriam cerca de 600 mil.
Fonte: Site IDG Now!
NULL