A IDC América Latina divulgou, nesta quinta-feira (20/1), as previsões para o mercado de TI e Telecomunicações (TICs) em 2011. No total, entidade espera crescimento de 6,3% ante o ano anterior, o que representará gasto total de 74 bilhões de dólares em 2011. A área de software crescerá mais, 8,2%, enquanto o número na área de hardware será de 4,7%.
Se considerado somente o mercado de computação em nuvem, o movimento deve ser de cerca de mais de 200 milhões de dólares em 2011, com previsão de crescimento expressivo anual de cerca de 60% ao ano nos próximos cinco anos, até 2015. Parte desse movimento virá da aceleração da transformação de data centers em nuvem, sobretudo para a prestação de serviços de cloud privada.
No mercado de software, o segmento que deverá crescer é o de análises de negócios, que abrica BI (business intelligence) e BA (business analytics). O avanço será de 10,6% em 2011.
As plataformas sociais também ganham destaque. Após movimentar 50 milhões de dólares em 2010, o mercado dobrará em 2011 e seguirá crescimento rápido nos próximos anos.
Mobilidade
Smartphones, tablets e redes mais rápidas vão gerar mais revolução na América Latina. Segundo a IDC, se em 2009 apenas um em 15 celulares vendidos era smartphone, em 2011 essa relação chegará a cinco para um. Até 2014, o mercado evolui para uma relação de um smartphone para cada dois celulares comuns. Segundo os levantamentos, mercado de smartphones crescerá 70% neste ano.
A IDC prevê que o número de usuários com planos de dados nos serviços móveis crescerá 104% em 2011, ritmo de crescimento que deve se manter até 2013. Ainda segundo a consultoria, isso provocará um novo cenário de serviços móveis, com novos participantes de mercado.
Governo
Para a IDC, os governos terão papel fundamental na adoção de tecnologias da informação e comunicação, principalmente com projetos de modernização do estado, transparência fiscal e iniciativas de governo eletrônico.
Fonte: Computerworld
NULL