Depois da publicação no jornal Folha de S.Paulo, ontem, 15, o sindicato anunciou nesta quarta-feira (16 de março), no jornal Valor Econômico, um dos principais veículos de economia no país, a deliberação do estado de greve aprovada pela assembleia do último sábado – que contou com a presença de cerca de mil trabalhadores de TI.
O anuncio está localizado na página A3 da publicação. No edital, o presidente do Sindpd, Antonio Neto, no cumprimento do que determinam o art. 3º, parágrafo único e o art. 13, da Lei nº 7.783/89, notifica o Seprosp, as empresas tomadoras e as prestadoras de serviços de processamento de dados e tecnologia de informação do Estado de São Paulo de que, nos termos da deliberação da Assembléia Geral realizada no dia 12.03.2011: “O estado de greve foi decretado o estado de greve porque as empresas não aceitam reajustar os salários dos trabalhadores de forma digna, não admitem conceder vale-refeição e tampouco participação nos lucros, resistência que levou os trabalhadores, por meio do Sindpd, a optarem pelo dissídio, remetendo a controvérsia para julgamento do Tribunal”.
Outro ponto importante da nota é a questão de demissões e afastamento de trabalhadores durante o período de greve. “As empresas FICAM NOTIFICADAS de que, na forma do artigo 7º da Lei 7.783/89, durante o movimento de paralisação o contrato de trabalho dos empregados fica suspenso, SENDO VEDADAS RESCISÕES CONTRATUAIS enquanto não houver acordo ou enquanto não for julgado o dissídio coletivo. Portanto, o SINDPD NÃO HOMOLOGARÁ rescisão de contrato de trabalho que venha a ocorrer a partir de 18.03.2011”.
O presidente do Sindpd Antonio Neto faz um apelo à categoria: “Peço que os trabalhadores fiquem atentos aos chamados do sindicato. Ajude-nos a divulgar a campanha, apresente-se para as comissões de paralisação, convença o seu colega de trabalho de que a nossa luta não se resume a um aumento salarial digno”, enfatiza.
Repercussão na mídia
A deliberação do estado de greve dos trabalhadores de TI já é notícia no mundo inteiro.
A votação da assembleia último sábado (12/03), se destacou nos principais veículos de comunicação nacionais e internacionais.
Tanto na mídia impressa como nas digitais, a ênfase ficou por conta a indignação dos trabalhadores perante a posição do sindicato patronal, que oferece o reajuste salarial de 6,47%, índice que apenas repõe a inflação, e refuta todas as outras solicitações da categoria.
O veículo INFO Online lembrou a dificuldade das negociações com sincanto patronal e destacou as reivindicações do Sindpd como o reajuste de 11,9% nos salários dos profissionais do setor, maior participação nos lucros das empresas e correção no valor do auxílio-refeição para 15 reais por dia trabalhado.
O portal G1 também noticiou a decisão da assembleia. Na editoria de econômia do veículo foram ressaltadas as bases da lei de greve. Já O Estado de S. Paulo mostrou que as discussões com o sindicato patronal, que já duram desde janeiro, foram em vão, e que após quatro rodadas de negociação a deliberação para a greve foi inevitável.
A revista Época Negócios publicou no site que centenas de trabalhadores, de diversas regiões, estiveram presentes na assembleia. Além de profissionais da capital e região metropolitana, estiveram presentes trabalhadores de Santos, Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas e Araraquara.
Ao todo, mais de 30 veículos nacionais publicaram notícias sobre a confirmação do estado de greve e dissídio coletivo dos trabalhadores de TI. Além dos citados acima, outras importantes publicações nacionais deram destaque ao estado de greve, dentre eles estão: Convergencia Digital; Diário do Grande ABC; A Tribuna; Hoje em Dia; Portal do Holanda; Correio do Povo; Mídia Max; O Povo; Jornal de Brasília; Paraná Online; Notícias Yahoo; Clica Brasília; O Diário; Rádio Guaíba, dentre outros.
Internacional
Os veículos internacionais também destacaram o apagão de TI. O site IT Decisions realçou o primeiro “blackout” dos trabalhadores da categoria. As idéias e reivindicações do Sindpd foram sintetizadas em várias frases marcantes do presidente Antonio Neto, como: “We are ready to paralize company by company”, que em português significa: Estamos preparados para paralizar empresa por empresa.
O Business News Americas, portal norte-americano de informações financeiras da América Latina, publicou uma matéria sobre o impacto da greve no setor. A manchete foi “IT works union calls for war on employers”, em tradução livre, seria algo como: Sindicato de trabalhadores de TI declara guerra aos contratantes. A notícia abordou a interrupção das negociações e contextualizou a participação do Brasil no mercado de TI latino-americano e mundial.
Já no continente europeu o Cibersur, diário digital especializado em Tecnologia que tem sede em Sevilha na Espanha, adaptou a matéria do BNAmericas para as particularidades da região – utilizando o Sindpd como fonte.
O presidente Neto também concedeu uma longa entrevista ao portal Nearshore Americas, que fará uma reportagem sobre o estado de greve dos trabalhadores de TI e sua conseqüência para o setor. “Nós queremos um acordo, mas um acordo que seja bom para os dois lados da negociação” disse Neto ao jornalista que o entrevistava de Maryland nos Estados Unidos.
NULL