São Paulo, 09 de Maio de 2011
Em 2010, o setor movimentou US$ 300 milhões no País e as PMEs foram as que mais contribuíram para avanço do mercado, respondendo por 44% dos negócios.
Por Redação da Computerworld
As empresas brasileiras estão usando mais em ferramentas de Business Intelligence (BI), constata relatório da IDC. Estudo da consultoria revela que as vendas de software para essa área movimentaram 300 milhões de dólares em 2010, com crescimento de 20% em comparação com o ano anterior.
De acordo com a IDC, um dos fatores que ajudaram nessa expansão foi uma adesão maior das pequenas e médias empresas (PMEs). Esse segmento respondeu por 44% dos negócios de BI em 2010. As grandes organizações continuam liderando os investimentos nessa área, responsáveis pelos 56% restantes dos gastos.
Segundo Samuel Carvalho, analista do mercado de softwares da IDC Brasil, a previsão é que as PMEs aumentarão os gastos em BI. Ele afirma que muitas empresas já entenderam os benefícios dessa tecnologia e agora começam a realizar investimentos mais consistentes na tecnologia.
O estudo da IDC aponta ainda que a indústria de BI, que envolve software, hardware e serviços, movimentou aproximadamente R$ 2,5 bilhões no Brasil, em 2010. “Esse número equivale a 100 mil carros populares e representa aumento que varia de 10% a 15% em relação ao ano de 2009”, completa o analista da IDC.
Quando comparado aos Estados Unidos, o Brasil cresceu num ritmo mais forte, mas em nível de maturidade ainda fica um pouco atrás. Segundo Carvalho, 70% das aplicações de BI no País ainda referem-se à geração de relatórios. Já na comparação com a América Latina, o Brasil representa mais de 50% do mercado total de BI, puxando o desempenho da região.
NULL