São Paulo, 28 de Junho de 2011 – A rotatividade é uma característica do mercado aquecido. O setor de Tecnologia da Informação (TI), especificamente, apresenta crescimento de mais de 15% ao ano. As empresas do segmento têm muitas vagas abertas e precisam de mão-de-obra capacitada para preenchê-las.
Este cenário favorece o trabalhador capacitado que pode escolher em qual companhia irá embarcar. De acordo com o Ministério do Trabalho, em 2011, quase 300 mil pessoas deixaram o emprego por opção no estado de São Paulo. O Sindicato dos Trabalhadores de TI (Sindpd) tem registro, no mesmo período, de que 46% dos desligamentos foram à pedido dos trabalhadores.
Para Antonio Neto, presidente do Sindpd, o setor vai continuar crescendo, principalmente com a realização da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas no Brasil, e as oportunidades continuarão aumentando para os trabalhadores. “As empresas precisam mais do que nunca valorizar os trabalhadores.
Funcionários motivados e com mais tempo nas companhias conseguem se qualificar melhor e desenvolver projetos mais complexos, aumentando a produtividade e a competitividade das organizações”, analisa Antonio Neto.
NULL