São Paulo, 15 de agosto de 2011
Mais de 32 entidades sindicais se reuniram na sexta-feira, 12 de agosto, na regional do Sindpd em Araçatuba, para debater a implantação e a estratégia dos Conselhos Regionais Sindicais no estado de São Paulo. Além de diversos sindicalistas, o debate, que foi convocado pelo Sindpd, contou com a presença do superintendente do do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), José Roberto Melo.
A reunião foi uma prévia explicativa da plenária que irá eleger os membros dos Conselhos Regionais – que deve ocorrer nos próximos dias. Na plenária, cerca de 40 entidades sindicais estarão presentes e dois representantes de cada Central Sindical serão indicados para fazer parte do grupo de trabalho do Conselho.
Na opinião de Ivan Teixeira, diretor do Sindpd, o encontro de sexta-feira foi importante para esclarecer as dúvidas dos sindicalistas da região e mostrar como o Conselho pode ser produtivo para o trabalhador. “Os Conselhos funcionam como um indicativo dos problemas e necessidades da população do interior paulista. Por isso é importante realizar um trabalho sério e organizado para que cada área seja atendida de acordo com os problemas específicos”, analisa.
Os sindicatos que participaram do encontro representavam trabalhadores de seis cidades: Tupã; Flórida Paulista; Valparaizo; Birigui; Araçatuba; e Penápolis.
Dentre os sindicatos presentes estavam:
– Sindicatos Rurais de Tupã, Flórida Paulista, Valparaizo e Araçatuba;
– Sindicato do Papelão de Penápolis;
– Sindicatos dos Metalurgicos de Birigui e Araçatuba;
– Sindicatos dos Comerciários de Araçatuba e Birigui;
-Sindicato do Vestuário de Birigui;
-Sindicato da Construção Civil de Araçatuba;
-Sindicato da Saúde de Araçatuba;
-Sindicato dos Servidores Municipais de Araçatuba;
-Sindicato dos Gráficos de Araçatuba;
-Sindicato dos Ferroviários de Bauru;
– Sindicato dos Frentistas de Araçatuba;
-Sindicato dos Hoteleiros de Araçatuba;
-Sindicato da Alimentação de Araçatuba; dente outros
NULL