A diretoria do Sindpd se reuniu, nesta sexta-feira (27), para discutir os principais pontos da Campanha Salarial 2012, fechada na última terça-feira (24), e para planejar as ações nas empresas com o objetivo de fechar acordos de PLR. Os dirigentes classificam o saldo geral da negociação como muito positivo, partindo do princípio de que as quatro bandeiras da categoria foram atendidas: reajuste salarial, pisos, Vale Refeição (VR) e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Para o presidente do Sindpd, Antonio Neto, o objetivo da negociação foi alcançado. "Nós tínhamos em mente consolidar o que já temos de bom e avançar nos itens que precisamos melhorar. Tivemos números muito próximos daqueles que pedimos. Nós alcançamos nossa meta, incluímos itens na Convenção Coletiva que sempre foram motivos de confronto com o sindicato patronal. Agora precisamos avançar mais até estender a conquista para todos, além de aumentar os índices", disse.
Durante a reunião, os presentes reforçaram a importância do reajuste salarial de 7,5% (1,4% a mais do que a inflação) e do aumento médio dos pisos em 9,1%. "O Seprosp ofereceu aumento real já na primeira rodada. Com o passar das reuniões, pudemos melhorar o índice. Conseguimos aumento real nos últimos dez anos. É impressionante", afirma Neto.
O Vale Refeição de 10 reais para empresas acima de 100 empregados e o direito de negociar a PLR foram apontadas como as grandes conquistas dessa campanha. Pela primeira vez em 25 anos, os trabalhadores terão esses direitos previstos no acordo. "Fomos convictos para mesa. A grande vitória foi trazer para nós o que nunca tivemos oficialmente. Os 600 acordos de PLR assinados foram graças ao empenho do sindicato", aponta João Antonio Nunes Gomes e Silva, vice-presidente do Sindpd.
Para o Neto, a luta está só começando. "Agora é o momento de estarmos atuantes nas empresas, buscando bons acordos de PLR, fiscalizando o pagamento de VR e todos os direitos do empregado. Continuaremos esclarecendo as dúvidas do trabalhador, sendo seu braço direito. O acordo tem validade de apenas 12 meses. Cada nova negociação favorável, é uma nova conquista", conclui.
NULL