O Brasil cresceu 43% e movimentou US$ 25 bilhões no comércio eletrônico entre os anos de 2010 e 2011. É o que aponta um estudo feito pela América Economia Intelligence, encomendado pela Visa. Com isso, o País alcançou o primeiro lugar entre os países da América Latina cuja as vendas online atingiram 1% do PIB.
O levantamento também apontou que Brasil e América Latina mostraram um crescimento significativo nessa área nos últimos dois anos. Segundo a avaliação, entre os fatores determinantes no comportamento de aquisição da população estão: maior segurança e confiança no momento da compra, plataformas de negociação de canais como o social commerce (comércio por meio das redes sociais), reformas governamentais, aumento do nível de bancarização e o maior uso de meios de pagamentos eletrônicos, como cartões de crédito, por exemplo.
As previsões para este ano é de 26% de crescimento no comércio eletrônico. Já para 2013 a estimativa é um pouco maior, de 28,5%. Após o Brasil, com 59,1%, os países com maior participação de compras via web da América Latina são: México (14,2%), Caribe (6,4%), Argentina (6,2%), Chile (3,5%), Venezuela (3,3%), América Central (2,4%), Colômbia (2%) e Peru (1,4%).
Para Carlos Cruz, diretor do IBVendas (Instituto Brasileiro de Vendas), com o auxílio do e-commerce, as empresas têm condições de levar os seus produtos para qualquer lugar do mundo. "As companhias que investem em infraestrutura, com uma equipe comercial e de atendimento ao cliente qualificada e serviço de entrega eficiente, conseguem garantir melhores resultados ao fim do mês?, disse, por email".
O vendedor precisa estar atento às movimentações do mercado. Ele não pode parar no tempo, por isso a importância de sempre procurar por cursos de atualização e se adequar aos novos cenários".
Fonte: Uol
NULL