O presidente do Sindpd, Antonio Neto, e seu vice-presidente, João Antonio, estiveram presentes no lançamento programa “TI Maior” do governo federal. A apresentação foi realizada nesta terça-feira (20), às 10, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.
O programa visa incentivar a tecnologia da informação, um setor que cada vez mais ocupa lugar de destaque nos projetos do governo e que movimenta a cifra de 100 bilhões de dólares. De modo geral, trata-se de um plano específico para o desenvolvimento do setor de software e serviços de TI, que busca criar condições e metas para o segmento, como dobrar o PIB do setor em uma década, aumentar em 8 vezes as exportações de serviços e dobrar a mão de obra qualificada neste período, com o acréscimo de 1 milhão de novos empregos.
O projeto estabeleceu algumas medidas importantes. Entre elas, um programa de apoio às empresas do ramo que estão começando, por meio de financiamento para pesquisa, consultoria tecnológica e de mercado, entre outros; a criação de certificado exclusivo para softwares desenvolvidos no país; investimento tecnológico em áreas importantes, como educação e saúde; e a disponibilização de um portal na internet com informações sobre cursos e vagas do setor.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Marco Antônio Raupp, está otimista com o programa. “Essa é uma nova etapa na construção e inovação de softwares no Brasil”, afirmou.
Neto, assim como Raupp, acredita que a iniciativa é positiva. Porém, faz algumas ressalvas. “O projeto do governo é importante, uma vez que incentiva a inovação, dá mais atenção para pesquisa e para o desenvolvimento e aporta recursos na formação profissional. Mas para atrair efetivamente novos profissionais e solucionar a falta de mão de obra qualificada é preciso que se invista também no aumento do salário, na valorização do profissional, algo que depende de mecanismo de regulamentação e do esforço do setor empresarial”, afirmou.
TI Maior vem para integrar outros programas do governo, como o Brasil Maior, o PAC2 e o Plano Nacional de Banda Larga.
NULL