Há 58 anos, no dia 24 de agosto, Getúlio Vargas deixava a vida para entrar para história. Em homenagem ao estadista, que foi um dos principais responsáveis pela modernização da economia brasileira, o Sindpd mantém em exposição, na entrada de sua sede, um busto do ex-presidente.
Hoje, para revigorar o respeito ao político, o sindicato lembra a data em que ele perdeu a vida. "Como humilde trabalhador e admirador de Getúlio Vargas, esta data, representa saudade e gratidão, que sempre me acompanharão por este mundo de Deus. Devo a Getúlio o que todo trabalhador deste país deve: uma legislação trabalhista que libertou o homem simples das amarras da escravidão, que sustentou e promoveu – e ainda promove – o desenvolvimento do Brasil com proteção ao operário", relata Antonio Neto, presidente do Sindpd.
As medidas instituídas no governo Vargas melhoraram drasticamente a vida dos trabalhadores. Durante sua passagem pela Presidência, ele instituiu importantes avanços como a jornada de 8 horas diárias, a licença gravidez, as férias anuais remuneradas, o salário mínimo, a hora-extra, a previdência social e formalização da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
"Nestas épocas em que as viúvas do neoliberalismo retomam um discurso de flexibilizar a CLT é fundamental recorremos à memória de Getúlio Vargas, para termos inspiração, para erguemos bem alto a bandeira com o seu nome, lançando as luzes da razão nos setores que se deixam ludibriar. A CLT é a nossa proteção, representa a base para crescermos com distribuição de renda e justiça social", avalia Neto.
No campo da tecnologia, em 1933, Vargas transformou a Estação Experimental de Combustível e Minérios, que era ligada ao Ministério da Agricultura, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Não é exagero afirmar que o setor da tecnologia existe no Brasil devido à transformação da mentalidade vigente na República Velha. O legado deixado por Vargas no avanço tecnológico é uma herança inegável e duradoura.
Brizola Neto
Na próxima segunda-feira, 27 de agosto, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Daudt Brizola, fará uma visita ao Sindpd e receberá uma miniatura do busto que está exposto no sindicato. A ligação do ministro com Leonel Brizola, João Goulart e os ideias trabalhistas tornam esta homenagem ainda mais relevante.
O busto de Getúlio Vargas, confeccionado em bronze pelo escultor Cícero D?avila, foi inaugurado, em 4 de novembro de 2011.
NULL