No dia 26 de outubro, último dia do Seminário de Pauta 2013, foram levantadas as bandeiras centrais que serão debatidas pelo Sindpd com o sindicato patronal para a Campanha Salarial do próximo ano. Antes de aprofundar o debate sobre as reivindicações, Antonio Neto, presidente do Sindpd, apresentou uma análise da gestão, que, segundo o líder da entidade, foi a mais vitoriosa da história do sindicato.
Com uma avaliação geral positiva de 89% (pesquisa realizada pelo Datafolha com os associados), Neto elencou as conquistas do Sindpd como, por exemplo, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), aumento salarial, redução da jornada de trabalho, Vale-Refeição (VR) e hora extra de até 100%. O presidente ainda mencionou o Clube de Vantagens, a sede própria e a evolução do número de associados.
Em seguida, Neto frisou a importância e o avanço da comunicação do Sindpd nos últimos anos. "Sindpd – O Jornal" possui expressiva marca de mais de 1 milhão de exemplares distribuídos e 422 reportagens publicadas. O site do sindicato, outra importante plataforma, registrou 2 milhões de page views de janeiro a outubro de 2012. No portal, o internauta encontra mais de mil matérias postadas nos últimos dois anos. Além disso, o Sindpd dispara newsletters semanalmente e utiliza também a mídia indoor. Na parte de assessoria de imprensa, o espaço conquistado na mídia tem sido bastante expressivo, alcançando os principais veículos de comunicação do país.
Ainda no período da manhã, a pauta foi discutida entre os diretores. Todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho de 2012 foram expostas e as sugestões foram absorvidas para a elaboração de pauta 2013 que, em dezembro, será votada em assembleia para depois ser encaminhada ao sindicato patronal. "Este é um trabalho meticuloso, temos mais de 70 cláusulas. É a Convenção Coletiva que consolida os direitos da categoria", afirma Neto.
Clique aqui e confira quais são as bandeiras centrais que o Sindpd se propõe a alcançar.
Palestras
Além da discussão sobre as reivindicações da Campanha Salarial, o Seminário de Pauta 2013 contou com uma série de palestras nos primeiros dias de evento. "O seminário foi muito bom, com apresentações de excelente qualidade. Para mim, o mais importante foi a integração entre os diretores e a discussão de pauta", afirma Joel Chnaiderman, diretor do Sindpd.
Emerson Morresi, diretor do Sindpd, também elogiou o evento. "Estou no Sindpd desde 2006 e posso dizer que este foi um dos melhores seminários que já tivemos. Esse evento mostrou que nós temos condições de desenvolver esse sindicato com união, vontade de crescer, fazer o melhor para os associados e deixar uma categoria unida", exalta.
Segundo Morresi, a ideia de sindicalismo atual exige formação dos diretores. "Hoje, o sindicalismo brasileiro não significa radicalismo. Não adianta ir simplesmente para a porta de uma fábrica, parar tudo, e não ter uma sequência desse processo. Hoje, significa informação, diálogo e negociação", explica o diretor.
Outro diretor que ficou bastante satisfeito foi João Barreto Santos Filho, que participa pela terceira vez de um Seminário de Pauta. "Todos os seminários foram ótimos, mas acho que esse superou as expectativas. Todas as palestras foram importantes e agregam conhecimento para os diretores nas negociações. Destaco a palestra do Oscar, pois achei muito importante falar de objetivos", opina.
Na quarta-feira, os participantes acompanharam a palestra de Alexandre Slivnik, especialista em excelência Disney no Brasil. Clique aqui e veja a importância de um excelente atendimento.
Em seguida, Delfim Netto, economista e professor, contou sobre os rumos da economia mundial e seus impactos no Brasil. Clique aqui e saiba todos os detalhes desta importante palestra.
Na quinta-feira, o evento contou com a participação de quatro palestrantes. O primeiro foi Anderson Baldin Figueiredo, gerente de Pesquisa e Consultoria da área de Enterprise da IDC Brasil. Clique aqui e acompanhe as relevantes análises do especialista sobre o mercado de TI.
Visão, decisão, time, obstinação e paixão. Esses cinco valores foram apontados pelo palestrante Oscar Schmidt, ex- jogador de basquete, como essenciais para as pessoas alcançarem o sucesso. Clique aqui e saiba como Oscar conseguiu divertir e emocionar os participantes do seminário.
A última palestra foi realizada por Renata Pimentel, chefe da Divisão de Estatísticas da Coordenação Geral de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Clique aqui e perceba a importância dos instrumentos de negociações coletivas no país.
,,,,,,,,,,,,