Na quarta-feira, dia 10 de abril, o Sindpd recebeu a representante francesa da empresa Bull, a diretora mundial de remuneração e benefícios Laurianne Le-Chalony, em sua sede. A visita trazia uma grande responsabilidade: apresentar e discutir o sindicalismo no Brasil e o trabalho realizado pelo Sindpd.
Presente em vários países da Europa, a Bull possui, no Brasil, filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Admirada com a forma como são conduzidas negociações e acordos coletivos, Le-Chalony ressaltou que na França o cenário é outro. "Aqui os acordos são sempre conquistados. Na Bull francesa é difícil chegar a consenso. Na França, temos quatro sindicatos dentro da empresa, que se dividem com faixa de cargos, e lidamos mais com conflitos do que com acordos".
O vice-presidente do Sindpd, João Antonio, explicou que esse panorama se constrói pela unicidade sindical. "Nós temos o conceito de unicidade sindical. O sindicato representa uma categoria profissional ou econômica. Por isso, todos se fortalecem e o conflito diminui. As conquistas são alcançadas de forma linear, não havendo distinção em função do cargo ocupado. Existe apenas o interesse dos trabalhadores".
Além disso, ele reafirmou a importância da PLR como agente motivacional. "Nós sempre falamos que a PLR é uma ferramenta que motiva os funcionários. Porque eles receberam parte do lucro da empresa. Isso é bom tanto para o trabalhador que se sente valorizado, quanto para a companhia que estimula os profissionais satisfeitos a alcançarem as
metas estipuladas".
O diretor de RH da América Latina da Bull, Paulo Oliva, também presente na reunião, destacou que a visão da empresa sobre o sindicato é de parceria. "Vemos o Sindpd como uma instituição que pode nos ajudar. Quando tenho um problema e preciso de orientação, nos auxiliam. Assim, conquistamos melhores salários e benefícios para nossos funcionários. Tudo isso potencializa a nossa empresa e nos ajuda a reter nossos profissionais qualificados. Conseguimos ter a visão dos trabalhadores quando consultamos o sindicato".
Celso Lopes, diretor do Sindpd, completou afirmando que a relação de confiança beneficia os trabalhadores. "Não deixaremos nunca de defender o trabalhador. Mas a boa relação com a empresa ajuda nas conquistas para eles". O responsável do RH da empresa no Brasil, Carlos Teixeira, reiterou ainda que a relação com o Sindpd é de confiança e educação.
Foram discutidos também temas como o fortalecimento do mercado e das relações de trabalho e a potencialidade do setor de TI brasileiro. "Os empresários enxergam uma grande possibilidade no mercado interno de tecnologia da informação, um amplo espaço ainda inexplorado para expandirem seus negócios. O grande problema é reter talentos e preencher as vagas com mão de obra qualificada. Por isso, é tão importante as empresas se conscientizarem da necessidade de remunerar bem seus funcionários, da valorização profissional, de planos claros de cargos e salários e benefícios justos", afirmou João Antonio.
Há mais 10 anos, a Bull assina acordos com o sindicato. A última proposta de PLR foi firmada no início de 2013. Todos os funcionários da companhia são associados ao Sindpd.
NULL