Dando continuidade à mostra de filmes do trabalhador, a regional de Araraquara exibiu "Era uma vez um assalariado" no dia 18 de maio. A iniciativa conta com parceria entre o sindicato e a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Sesc Araraquara.
"A mostra de filmes é uma iniciativa sensacional. O Sindpd foi muito elogiado por mostrar a realidade e as dificuldades da classe operária" afirma Plínio Cesar Silva, diretor do Jornal da Justiça de Araraquara e região.
O encerramento será no próximo final de semana, mas a ação já é considerada um sucesso. "O que temos observado é que as pessoas têm gostado da mostra. A cada semana, o público aumenta," ressalta Daniel Forini, diretor da regional de Araraquara.
O último documentário da mostra, "Operárias do Mundo", será exibido no sábado, dia 25 de maio. Para garantir o ingresso, recomenda-se chegar uma hora antes da sessão, que está prevista para começar às 15h.
Confira abaixo a sinopse – retirada do site cinefrance.com.br – deste próximo filme:
No outono de 1998, a marca Levi´s anuncia a sua intenção de reestruturar as suas atividades na Europa, transferindo para o exterior seus locais de produção. Na Bélgica e na França, operárias vivem seus últimos meses de trabalho na fábrica, enquanto que na Turquia, nas Filipinas e na Indonésia outras operárias lhes fazem, involuntariamente, uma concorrência fatal, sem, no entanto, recolher os respectivos frutos. Ao ritmo de seus combates e negociações, do sofrimento dos derradeiros momentos e do medo do futuro, um sentimento de impotência persiste, face à lógica implacável da globalização econômica. É um documentário emocionante, que tem por objetivo devolver a humanidade e a dignidade dessas mulheres que lutam pelos seus direitos.
Encerramento:
Datas: 25 de maio
Horário: 15h
Local: Sesc Araraquara
Endereço: Rua Castro Alves, 1315
NULL