No dia 12 de junho os empregados da Tata aprovaram o Acordo Complementar Coletivo de Trabalho 2013/2014. Durante a assembleia, os trabalhadores votaram a favor da proposta que prevê reajuste salarial de 7,4%, de forma linear, e aumento no vale-refeição de 12,5%.
O acordo foi conquistado após quatro rodadas de negociação. "A Tata tinha o interesse de aplicar o acordo com a faixa salarial dos funcionários e nós recusamos. Conseguimos melhorar a proposta de forma com que todos os trabalhadores sejam beneficiados", afirmou Joel Chnaiderman, secretário de comunicação e imprensa do Sindpd.
O acordo é válido de 1 de abril de 2013 até 31 de março de 2014. A empresa aplicará os reajustes já na próxima folha de pagamento e também quitará os valores retroativos a 1 de abril de 2013. As cláusulas da nova Convenção Coletiva de Trabalho 2013 (CCT) que preveem vantagens maiores também foram incluídas no Acordo Coletivo, conforme a lei.
"Essa foi uma importante vitória para os trabalhadores da Tata. Os empregados que quiserem contribuir para outras conquistas poderão se candidatar ao comitê de trabalhadores, responsável por auxiliar a elaboração de propostas, além de fiscalizar o cumprimento do acordo coletivo, da CCT e do plano de PLR. A renovação do comitê será realizada no segundo semestre deste ano", lembrou Joel.
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,