O Estatuto do idoso foi o tema central do tradicional Encontro dos Aposentados realizado na segunda, 24 de junho, no auditório do Sindpd. A reunião, que acontece mensalmente, tem por objetivo integrar e propor debates e diálogos no que diz respeito às questões do grupo da terceira idade. Dessa vez, os sócios aposentados tiveram a oportunidade de conhecer e se aprofundar nas questões legislativas presente no estatuto.
O coordenador do departamento dos aposentados do Sindp, Nivan Gomes, dirigiu a palestra e de forma interativa, abordou temas sobre a garantia de direitos para os idosos. Foram levantadas questões como a falta de divulgação do estatuto, a falta de representatividade da classe, além de assuntos recorrentes como aposentadoria, correção do FGTS, planos de saúde empresarias e outras questões judiciais que afetam a classe. Gomes ressaltou a atenção dada pelo Sindpd para classe, ao promover encontros como esse. "O aposentado sente a necessidade de se sentir protegido, já que não tem mais o mesmo vigor físico na saúde. E o sindicato cumpre o seu compromisso enquanto entidade de classe, para conscientizar o aposentado sobre os seus direitos", afirmou Gomes.
Nivan Gomes também lembrou aos aposentados que no próximo dia 03 de julho haverá uma audiência pública para apresentar ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, as vinte maiores demandas e reivindicações, que serão apresentadas por centrais sindicais e entidades dos aposentados.
O estatuto do Idoso pode ser considerado a maior conquista na garantia de direitos para cidadãos da terceira no Brasil. Para a aposentada pelo Prodesp, Maria Luisa Corbeli, as conquistas foram significativas, mas ainda não atendem a todas as demandas dos idosos. "Nós tivemos conquista, como a prioridade em filas e gratuidades em serviços. Mas a maior luta do aposentado atualmente é na questão da saúde, com dificuldades e abusos nos planos de saúde empresariais. Além das reduções e cortes salariais que atrapalham a vida do aposentado", reivindicou a aposentada.
Viagem a Campos do Jordão
No encontro, também foi informado detalhes da viagem para Campos do Jordão, que acontecerá no dia 27 de julho, com a participação de 46 idosos. Os associados terão a oportunidade de conhecer os pontos turísticos da cidade e curtir a programação cultural do festival de inverno da cidade, como a apresentação da Orquestra Sinfônica da Barra Funda.
NULL