Os diretores do Sindpd se mobilizam, novamente, para que mais trabalhadores da categoria tenham seus direitos à Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) atendidos. Desta vez, as propostas apresentadas pelas empresas CTIS, Magna, Metrics, Password, Coda e Allbrax foram aprovadas por seus funcionários.
CTIS
Na sua luta incansável por conquista de direitos para o trabalhador, o Sindpd dedicou-se para que mais uma empresa pagasse PLR. Dessa vez, os contemplados por essa conquista foram os funcionários da CTIS. A assembleia para firmar o acordo foi feita nos dias 24 e 25 de junho. Isabela Tsai e Antônio Sérgio Stolagli foram os diretores que estiveram à frente da negociação.
400 funcionários irão ser beneficiados, com a PLR referente a 2012 e 2013. O pagamento de 2012 será efetuado no próximo mês de agosto. E a PLR do período de 2013, será quitada até 30 de abril de 2014. As metas estabelecidas consistem no percentual calculado sob o salário e proporcional aos meses trabalhados. De acordo com Isabela Tsai, o trabalho do Sindpd foi importante para esclarecer as duas partes envolvidas no processo. "Mostramos para a empresa que um bom plano de PLR é uma ferramenta que motiva os funcionários, os verdadeiros responsáveis pelos resultados atingidos", ressaltou.
MAGNA
Mais uma vez o Sindpd contribui para fechar um acordo de Participação de Lucros e/ou Resultados (PLR). Os 340 trabalhadores de TI da empresa Magnas Sistemas terão direito ao benefício. O acordo foi fechado no dia 17 de junho, no auditório do Hotel Golden Tower, com a presença do vice-presidente João Antonio Nunes, o secretário de comunicação do sindicato Joel Chnaiderman e a diretora Sandra Bueno. A comissão que representa os trabalhadores é formada pelos funcionários Tatiane Roberta, Margarete da Cruz e Vilma Alves.
As datas dos pagamentos ficaram estabelecidas em duas datas. Uma antecipação ocorrerá para o mês de julho de 2013, e o próximo para março de 2014. De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, as metas serão divulgadas pelo departamento de recursos humanos. O benefício é referente ao ano de 2013.
METRICS
A empresa de sistemas de informática Metrics, também firmou o compromisso de realizar o pagamento de PLR aos 71 funcionários pelo segundo ano consecutivo. O novo acordo foi assinado na sede da própria empresa com intermediação de uma comissão da companhia representada por alguns de seus funcionários e a diretora do Sindpd, Maria de Lourdes Claro. "Saímos todos satisfeitos e sem quaisquer impedimentos", celebrou a diretora do sindicato da categoria. De acordo com a negociação, o pagamento será realizado em uma única parcela, que deverá ser efetuado em abril de 2014.
PASSWORD
Está previsto para março de 2014, o pagamento da PLR de 2013 para os 48 funcionários da empresa Password Manutenção e Sistema. Ele será feito em uma parcela única. O acordo foi firmado no dia 26 de junho, em uma reunião com o diretor do Sindpd Walter Volpe e os representantes dos trabalhadores Frederico do Carmo e Paula Aguiar.
Trata-se da primeira vez que a empresa fecha um acordo de PLR com seus trabalhadores. Para Volpe, a negociação foi positiva. "Foi um bom acordo em função de ser o primeiro e pelo fato do lucro bruto estabelecido neste acordo ser inferior ao atingido no ano anterior", avaliou.
Com as metas estabelecidas alcançadas, a PLR será calculada sobre o lucro bruto. Um dos critérios da distribuição será a pontuação que cada empregado conseguirá referente às faltas e atrasos.
CODA
46 trabalhadores da Coda Informática terão direito a PLR referente a 2013. O valor será pago em parcela única caso as metas sejam atingidas, e em duas parcelas se o valor for ultrapassado. O Sindpd, representado pelo diretor Carlos do Carmo Silva, convocou a empresa juntamente com os representantes dos trabalhadores, Leidiane Botta, Marlon Bressan e Mateus Garcia para realizar o primeiro acordo de PLR da companhia. "Os trabalhadores concordaram com as metas estabelecidas, com promessas de um novo plano de metas para 2014", explicou Silva. Essas metas serão calculadas num percentual sob o salário bruto até dezembro de 2013. O pagamento será feito em duas parcelas – 20 de março e 20 de maio de 2014.
ALLBRAX
A reunião para definir o primeiro acordo de PLR na Allbrax Consultoria e Soluções em Informática, aconteceu no dia 3 de maio, na sede da empresa. Estiveram presentes o diretor do Sindpd, Carlos do Carmo Silva, e o representante dos trabalhadores, Evandro Luis Couvre. Embora empresas com menos de 40 funcionários não serem obrigadas a apresentar tal proposta, foi decisão da empresa beneficiar seus cinco funcionários com a participação.
O valor será pago em uma única parcela, caso a meta seja atingida. Se ela for ultrapassada, o pagamento será feito em 2 parcelas, com a primeira para 20 de março e a segunda para 20 de maio de 2014. A meta estabelecida para o recebimento da PLR será fixada sob salário bruto, com um piso mínimo estabelecido em R$ 200.
Segundo o diretor do Sindpd, as negociações ocorreram para definir qual a melhor forma de o trabalhador ter acesso a esse direito. "Após os debates e esclarecimentos, os funcionários participantes da comissão acharam razoável a proposta e aprovaram com a expectativa da empresa elaborar um novo plano de metas para 2014", afirmou Carlos.
,
,