Na última terça-feira, dia 30 de junho, os funcionários da empresa Asyst Rhealeza compareceram a uma assembleia realizada na sede do sindicato, em São Paulo, para discutir entre outros pontos, algumas melhorias já estabelecidas pelo Sindpd a todos os seus representados. O fato é que, depois da fusão entre as duas empresas, Asyst International (já respaldada pela convenção coletiva de trabalho do Sindpd) e Rhealeza (anteriormente representada pelo sindicato dos técnicos industriais), foi preciso unificar a base e trazer a melhor proposta para os trabalhadores, uma vez que, todos passariam a ser funcionários de uma única companhia.
Na oportunidade, foram apresentados diversos itens como alteração da carga horária de 44 para 40 horas semanais sem redução nos salários; piso normativo de um salário mínimo para R$ 1.170, para cargos de suporte técnico; inclusão de auxílio creche de até R$ 294; seguro de vida coletivo que passou de R$ 10 mil para R$ 25 mil; horas extras, que antes eram corrigidas sobre 50% do valor da hora trabalhada, passam a ser calculadas em 75% nas duas primeiras horas e 100% nas demais; licença maternidade de 180 dias, frente aos 120 dias que eram estipulados pela outra base.
A conquista da unificação sindical significou aumento real de 106% na remuneração de alguns trabalhadores da Rhealeza, que, antes, recebiam salários abaixo do piso (salário mínimo), não tinham direito ao auxílio creche e que, com a redução da carga horária em 4 horas semanais, resultou em um aumento salarial de 10%, na medida que o funcionário passou a ganhar mais por menos horas trabalhadas. Os funcionários da Asyst, por sua vez, já possuíam todos os diretos relacionados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), regulamentada pelo Sindpd, por já terem representação deste sindicato, o que impulsionou a adesão da outra parcela da empresa que não usufruía dos mesmos direitos.
Na reunião, foi mostrado os benefícios de uma classe bem representada e fortalecida com o respaldo da categoria. "Viemos ao sindicato para deixar claro a vocês [funcionários], que o RH está buscando melhorias e trabalhando a serviço do trabalhador", disse a gerente de recursos humanos, Patrícia Salgado. Já os diretores do Sindpd, Sergio Elias Rosa e Celso Lopes, apresentaram slides explicativos com os itens relacionados e esclareceram diversas dúvidas da categoria. "Muitos deles não estavam acostumados com esse contato direto com o sindicato, nem sabiam que tinham direitos tão abrangentes", concluiu Sergio. No fim da assembleia, o presidente do Sindpd, Antonio Neto, também falou aos trabalhadores e apresentou a história do sindicato, ratificando a importância de ser sócio. "Quanto maior o número de representados, maior e melhor é o diálogo entre classe e patronato", disse Neto.
A empresa tornou-se uma multinacional da área de TI depois da fusão e conseguiu alcançar mercados europeu e norte-americano, além de liderar no mercado latino-americano, prestando service desk a clientes como a Prodesp, Camargo Correa, IBM, entre outras.
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