No último sábado (24), o Sindpd recebeu o medalhista paraolímpico Anderson Lopes para falar sobre superação. O auditório estava lotado, mais de 100 pessoas entre diretores, empregados, prestadores de serviços do sindicato e convidados acompanharam a palestra.
Superar barreiras é uma das marcas da biografia de Anderson, que não é campeão apenas nas pistas, mas também na vida pessoal. Ele nasceu com uma paralisia cerebral que deixou sequelas do lado direito do seu corpo. Utilizando sua história de vida e experiências pessoais o medalhista convidou cada um dos presentes a refletir sobre suas próprias condições e dificuldades. O atleta ainda mostrou que os deficientes físicos não querem ser vistos como diferentes e que todos, independentemente de possuir alguma limitação física ou não, podem e devem superar seus limites. A apresentação emocionou os participantes do início ao fim.
Anderson conquistou destaque no cenário nacional e internacional nas Paraolimpíadas de Atlanta (1996) e Sidney (2000), após conquistar medalhas de bronze na modalidade arremesso de disco em ambas as competições. O esportista também foi um dos escolhidos para transportar a tocha olímpica no Rio de Janeiro, em 2004. Atualmente é membro da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef), ONG que desenvolve ações de garantia e promoção de direitos das pessoas portadoras de deficiência física.
O atleta falou sobre a importância de trabalhos como os realizados pela Andef, que estimulam a melhora na qualidade de vida e aumenta os níveis de autonomia dos deficientes. Após a palestra, o presidente Antonio Neto comunicou que o sindicato firmará uma parceria com a ONG para auxiliá-la com os projetos esportivos e programas de inclusão social. "Atividades como as desenvolvidas pela Andef devem ser valorizados e disseminadas em todo o Brasil. O Sindpd também possui um papel social importante na sociedade, por isso apoiamos e defendemos iniciativas como esta", finalizou Neto.
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,