Os trabalhadores de TI de Sorocaba e região vão debater questões ligadas à saúde do trabalhador da categoria no 1º Seminário de CIPAs do interior. O encontro, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd), acontece na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, das 8h às 13h. Ao todo, foram convidados representantes de 128 companhias da região.
No evento, serão discutidos temas como estresse, qualidade de vida, importância das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (CIPAs) e prevenção e promoção da saúde nas empresas. As palestras serão ministradas por Renata Scudeler, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); Valdermar José da Silva, técnico e consultor em segurança e saúde do trabalhador; e pela dra. Glene Rodrigues, médica especializada em ginecologia e responsável pelo atendimento médico dos associados do Sindpd de São Paulo.
"O Seminário de CIPAs já acontece na capital paulista há 13 edições. Este ano, resolvemos estender a iniciativa às regionais do Sindpd para podermos atingir um maior número de empresas e trabalhadores. Além disso, conseguimos direcionar as palestras às necessidades da região, que podem ser um pouco diferentes", explica o presidente do Sindpd, Antonio Neto.
Segundo Neto, as CIPAs são importantes parar evitar que os trabalhadores sofram qualquer tipo de lesão durante a realização de suas atividades. No caso dos profissionais de TI, que possuem uma rotina voltada para computadores, programação de códigos, números e solução de problemas, o papel dessas comissões assume uma diretriz diferente. "A possibilidade de acidentes no dia a dia da categoria é baixa, mas com a pressão por resultados e o ritmo de trabalho acentuado, os profissionais estão suscetíveis a desenvolver doenças como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), tendinite e Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (DORT), além de apresentarem alto nível de estresse", citou.
O Secretário de Saúde do Sindpd e diretor responsável pela regional de Sorocaba, Antonio Randolfo, ressalta que o Seminário será uma importante troca de informações entre o sindicato, os especialistas e os cipeiros. "É uma oportunidade para trazer quem está dentro da empresa e convive com os problemas da categoria para escutar seus relatos, orientar, informar e debater com especialistas as maneiras de melhorar a qualidade de vida dentro de seus ambientes de trabalho", afirma o diretor.
NULL