Durante o mês de outubro dezenas de novas assembleias foram realizadas entre o sindicato e empresas de TI, cujo principal objetivo foi obter proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) ou apenas a manutenção de acordos já existentes. Entre as empresas que firmaram o pagamento do direito no último mês estão Grupo Linx, HipCom, Microsffer, Uppercase e Lecom. Juntas, somam 920 trabalhadores que terão o benefício garantido para 2014.
Grupo Linx
Realizado no dia 22 de outubro, o acordo feito pela empresa mantém a política de PLR que pratica desde 2011. Desta vez, a renovação do direito teve três novos pontos abordados:
– Cláusula de exceção dos colaboradores desligados em relação à avaliação de desempenho;
– Mais transparência nos repasses de atingimento de metas por departamento específico e desconexão de departamentos distintos para atingimento das mesmas;
– Acompanhamento mensal da empresa no mercado através de índices financeiros da empresa e seus reflexos na PLR.
Além disso, o pagamento se estenderá aos 700 funcionários da empresa e será feito em duas parcelas semestrais e o período de referencia será o ano de 2013 com pagamento em 2014. "As reuniões estão acontecendo mensalmente com a comissão de funcionários para garantir maior transparência e melhor proveito das reivindicações", disse Joel Chnaiderman, diretor do Sindpd de São Paulo.
A companhia é uma das principais fornecedoras de soluções em softwares de gestão para diversos segmentos do varejo e possui mais de dez empresas de TI incorporadas no grupo.
Hipcom
A assembleia realizada na sede da empresa teve presença da comissão de trabalhadores composta pelos funcionários Luis Reginaldo Maia de Sousa, Reinalo A. dos Santos Souza e Marcelo da Silva Marques Pereira, além dos diretores do Sindpd, Edison Alexandre Galli e João Barreto Santos Filho.
Na reunião, foi acordado a renovação do acordo de PLR aos 64 trabalhadores, com pagamento estabelecido em uma única parcela a ser efetuada no dia 20 de dezembro de 2013, contemplando todo o período trabalhado no ano vigente.
Para o diretor do Sindpd, Edilson Galli, os funcionários conseguiram esclarecer alguns pontos da PLR na segunda assembleia realizada na empresa. "Não tivemos muitas aprovações na primeira assembleia, pois poucos funcionários foram liberados para participar. Desta vez, houve uma participação maior dos trabalhadores e uma melhor aceitação do sindicato", garantiu o diretor.
Microsffer
A companhia realizou assembleia no início do mês de outubro para fechar seu primeiro acordo de PLR. As métricas estabelecidas serão calculadas em porcentagens que variam de 25% a 100% sobre o piso da função de "help-desk", determinado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O pagamento será feito em uma única parcela com prazo máximo até o mês de março de 2014. Os 62 funcionários beneficiados receberão PLR referente ao período de 01/01/2013 a 31/12/2013.
Durante a reunião, estavam presentes a comissão dos trabalhadores composta pelos funcionários Alexandre Eduardo de Lima, Débora Bitencourt de Carvalho e Renan Camargo Lopes, além do diretor do Sindpd, Walter Volpe. Segundo o diretor, a empresa fechou um acordo maduro. "Em se tratando de uma primeira vez, o acordo foi muito bem trabalhado e os funcionários tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do sindicato", afirmou Volpe.
Uppercase
Em Assembleia também realizada recentemente, os trabalhadores da empresa Uppercase, de Barra Bonita, aprovaram por unanimidade a proposta da empresa para pagamento da PLR referente ao exercício de 2013.
A Delegacia Regional de Bauru, sob responsabilidade do diretor Erick Prado Arruda, apresentou aos trabalhadores, com expressiva participação da comissão de funcionários, as propostas de PLR negociadas entre o sindicato e a diretoria da companhia. Segundo o diretor Arruda, "após intensas negociações, foram alcançaram as melhorias esperadas em relação à proposta original da empresa".
Por ser o primeiro acordo de PLR fechado pela companhia, o diretor destaca também, a importância do pagamento como uma ferramenta de reconhecimento do trabalhador. "A PLR é um fator motivacional e pode ser um grande aliado do crescimento e dos bons resultados da empresa". O pagamento será feito em duas parcelas que devem cair nos meses de março e setembro de 2014 contemplando os 41 funcionários da empresa.
Lecom
Os trabalhadores da Lecom S.A., empresa de TI voltada para soluções e infraestrutura digitais, aprovaram por unanimidade a proposta de PLR apresentada pela empresa referente ao ano de 2013. O Acordo renova o pagamento da PLR efetuado nos mesmos moldes de 2012. Serão distribuídos aos empregados da empresa um valor de, no mínimo, 4% do resultado financeiro da companhia apurados em cada semestre deste ano.
Os 53 trabalhadores serão contemplados e os pagamentos serão divididos em duas parcelas com datas para 30 de setembro do ano vigente (Já foi paga) e 31 de março 2014.
Para o diretor do Sindpd de Bauru Erick Prado Arruda, que conduziu as negociações nas empresas, "o envolvimento das comissões de empregados possibilita uma excelente conquista aos trabalhadores, e expõe de forma clara que a comunidade de Tecnologia da Informação está cada vez mais madura e consciente dos direitos que conquista", reforçou.
,,,,,,,,,,,