O presidente da CSB e do Sindpd se mostrou emocionado com a homenagem e reafirmou a importância do Conselho para a profissão. Antonio Neto destacou também a presença da categoria na base da CSB. "80% dos sindicatos dos administradores são filiados à Central. Isso nos orgulha muito. É valiosa a convivência entre essas entidades e os conselhos. Eles devem sempre trabalhar juntos em defesa dos trabalhadores", ressaltou.
A excelência no atendimento, segundo Antonio Neto, é instrumento importante para que o trabalhador se sinta plenamente representado. "Administrar entidades como o Sindpd e o CRA-SP não é uma coisa simples. Eu apoio a aplicação de um curso de gestão sindical para os dirigentes, para que eles tenham uma visão macro de economia e possam gerir o sindicato de maneira mais competente", reiterou.
Segundo o presidente, algumas categorias diferenciadas são vistas de maneira displicente por alguns setores. "Vamos lutar contra aqueles que ainda insistem em extingui-las. Nós sabemos as dificuldades e as características específicas dessas profissões", disse.
Antonio Neto argumenta que um sindicato diferenciado é aquele que trabalha com visão holística. "É necessário ter planejamento estratégico e gestão de competência", defendeu. "No Sindpd, trabalhamos dessa forma tanto para os funcionários como em relação à diretoria", completou.
O dirigente explica que, enquanto o conselho tem o papel de estruturação dos cursos do exercício da profissão , o sindicato analisa e atua na relação capital x trabalho. "Procuro sempre analisar os problemas da categoria de TI e de todas aquelas que fazem parte da base da Central", argumentou o homenageado, reforçando que os sindicatos precisam identificar as dificuldades do trabalhador e traduzi-las em acordos e direitos.
Neto lembrou ainda a importância da capacitação dos dirigentes sindicais nas negociações com o patronato. "Diretor bem preparado chega à mesa de negociação com muito mais habilidade para negociar com os patrões e ciente das necessidades e da realidade da sua categoria", concluiu.
NULL