Na última quinta-feira, 19 de dezembro, representantes do Sindpd se reuniram na sede da Prodesp com os trabalhadores que fazem parte do Conselho de Representantes dos Empregados (CRE) da empresa. O encontro serviu para fazer um balanço dos trabalhos realizados neste ano após o restabelecimento das atividades.
Em maio de 2013, o departamento jurídico do Sindpd conquistou na justiça o retorno do CRE da Prodesp, que em 2010 havia sido destituído. Na época, o sindicato avaliou o ato praticado pela direção da companhia como antidemocrático, e atuou diretamente para que o conselho voltasse a realizar suas atividades como representante interno dos trabalhadores.
Antonio Neto saudou os conselheiros, ressaltando a legitimidade do trabalho por eles desempenhado. "Vocês são representantes dos trabalhadores dentro da empresa. A sentença deferida a favor do retorno reafirma a legalidade e constitucionalidade do conselho. Por isso, é imprescindível que estejam sempre presentes nos conselhos de administração e fiscal dessa companhia para evitar abusos de poder", afirmou o presidente.
O momento serviu também para os trabalhadores discutirem ações e elaborar um planejamento estratégico para a continuidade da gestão em 2014. Os conselheiros também aproveitaram a ocasião para debater temas importantes, como a elaboração de um estatuto próprio, a necessidade de uma previdência complementar, plano de cargo e carreira, reajuste salarial e PLR.
O Representante dos Empregados (RE), Kleber Barros, valorizou a presença do Sindpd dentro da empresa para atuar conjuntamente com o CRE.
"O sindicato nos ajudou a retomar o CRE no processo judicial, e nesse momento essa parceria é muito importante. Hoje, juntamente com outros CREs, nós servimos de exemplo. O ministério público quer fazer com que o governo fomente a existência de conselhos em outra empresa", concluiu.
NULL