O patronato propôs reajuste salarial de apenas 6% – 0,35 pontos percentuais a mais do que a proposta inicial – e 6,2% de correção nos pisos salariais. O vale-refeição iria para R$14, mas permaneceria obrigatório apenas para empresas com mais de 50 funcionários. A obrigatoriedade de apresentação de Participação nos Lucros e/ou Resultados passaria a valer para as companhias com mais de 30 empregados.
Por entender que a proposta ainda não supre as expectativas dos trabalhadores de TI, a comissão de negociação do Sindpd recusou o acordo. Uma nova mesa de negociação acontecerá na próxima terça-feira, 28 de janeiro, na sede do Seprosp.
"Embora tenhamos avançado, a proposta está muito distante para um acordo. Os índices pleiteados por nós estão muito acima desse novo patamar. Temos que melhorar muitos pontos, como o reajuste, criar novos pisos, ampliar os benefícios para toda a categoria. O setor tem crescimento maior que o PIB e isso precisa ser revertido aos trabalhadores", afirma o presidente do Sindpd, Antonio Neto.
Para ele, um dos maiores impasses na negociação é a resistência dos empresários em derrubar a exigência de número mínimo de funcionários na obrigatoriedade de aplicação dos benefícios. "Muitos trabalhadores me perguntam se empregados de empresas pequenas não precisam comer, porque para eles não é obrigatório pagar o vale-refeição. Queremos acabar com essa diferenciação. No setor de TI, o número de funcionários não significa faturamento pequeno. Companhias com 10 empregados muitas vezes apresentam maior lucratividade do que as que têm centenas. Isso depende do tipo de serviço que ela oferece e não do seu quadro de funcionários", completa Neto.
O Sindpd fez a seguinte contraproposta: reajuste salarial de 9,5%; correção de 11% nos pisos salariais; VR de, no mínimo, R$17 para todos os trabalhadores de TI, sem desconto; e obrigatoriedade de apresentação de proposta de PLR para todas as empresas de TI do estado de São Paulo.
Outras reivindicações dos profissionais de TI são: assistência médica para o trabalhador e dependente sem qualquer ônus; inclusão de dez novos pisos salariais, abrangendo cargos como administradores de banco de dados, programadores e analistas de sistemas; opção de vale-transporte em dinheiro; licença maternidade de 180 dias; jornada de trabalho de 30h semanais para assistentes de apoio ao usuário, operadores de: help desk, call Center, tele atendimento e assemelhados. Além de descanso de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados para esses profissionais.
A comissão de negociação do Seprosp, que define os parâmetros na mesa, é formada por representante de algumas das principais empresas de TI de São Paulo, tais como Apeti (Associação das Empresas de TI de São José do Rio Preto); Bematech; BRQ IT Services; Deal Tecnologies; CPM Braxis; Capgemini; CTRA; Datasist Informática; Ericsson Inovação; Indra Brasil Soluções e Serviços Tecnológicos; Logica America do Sul; Piso – Polo Indus. Software Reg. Ribeirão Preto; Prodesp; Prodam; Pro-logos; Procwork; RGM Informática; Stefanini; SAP; Tivit; Totvs; e Walar Desenv. de Sistemas IT.
Clique aqui e assista a versão compacta desta segunda reunião, ou aqui para acompanhar o vídeo da negociação na íntegra.
Resumo da 2ª Rodada de negociação
Proposta Seprosp
- Reajuste salarial de 6%;
- 6,2% de reajuste nos pisos salariais;
- Vale-refeição (VR) de R$14 para empresas com mais de 50 empregados;
- Obrigatoriedade de apresentação de proposta de participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) para empresas com mais de 30 empregados.
Contraproposta Sindpd
- Reajuste salarial de 9,5%;
- 11% de reajuste nos pisos salariais;
- Vale-refeição (VR) de, no mínimo, R$17 para todos os trabalhadores de TI, sem desconto;
- Vale-transporte pago em dinheiro;
- Obrigatoriedade de apresentação de proposta de PLR para todas as empresas de TI do estado de São Paulo;
- Assistência médica para o trabalhador e dependente sem qualquer ônus;
- Inclusão de dez novos pisos salariais, abrangendo cargos como administradores de banco de dados, programadores e analistas de sistemas;
- Jornada de trabalho de 30h semanais para assistentes de apoio ao usuário, operadores de: help desk, call Center, tele atendimento e assemelhados. Além de descanso de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados; Licença maternidade de 180.
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