Em 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. Para celebrar a data, o Departamento dos Aposentados do Sindpd ofereceu aos associados da terceira idade uma programação especial. Foi realizado na sede do sindicato – na manhã da última sexta-feira (24) o Café e Companhia, evento no qual o grupo pôde desfrutar de um saboroso café da manhã e, em seguida, assistir a uma palestra sobre a importância do voluntariado.
O coordenador Nivan Gomes abriu o encontro parabenizando os participantes pela data e reforçando o valor do aposentado na sociedade. Na abertura, Gomes aproveitou para relembrar as principais realizações do departamento em 2013 e anunciou algumas atividades para 2014. "Trata-se de um ano especial, porque o Sindpd festeja 30 anos. Queremos fazer eventos comemorativos a essa grandiosidade do nosso sindicato", declarou.
Nesse ano haverá as tradicionais reuniões, viagens, palestras, concurso fotográfico e o almoço de final de ano. De acordo com o coordenador, será formado um coral dos aposentados do Sindpd e está sendo estudada a possibilidade de o Baila Comigo – tradicional baile de dança realizado no Clube Piratininga – ser realizado mais vezes no ano.
Nivan também fez o convite para todos participarem do Grupo de Teatro do Sindpd. "Eu participei da primeira reunião no sindicato e achei muito interessante a integração do grupo. Acredito que o aposentado precisa disso, porque ele acaba vivendo num isolamento. Então o grupo está aberto a todos e vou incentivá-los a participar", convocou.
As datas exatas da programação do departamento dos aposentados serão anunciadas à medida que os eventos se aproximem.
Palestra sobre voluntariado
Para falar sobre a importância do voluntariado, o departamento convidou o psicólogo e diretor de novos negócios da PRODENT, Cesar Palmeira. Formado pela Faculdade de Mogi das Cruzes, Palmeira dá palestras em universidades e escolas, principalmente sobre temáticas relacionadas à espiritualidade, bem-estar e qualidade de vida.
Enquanto todos aguardavam uma exposição de como se engajar em pequenas e grandes instituições que promovem o voluntariado, o psicólogo escolheu uma nova abordagem para discorrer sobre o tema. Ele explicou de que maneira a atitude voluntária mais simples pode promover benefícios na vida do ser humano.
"Todo mundo tem uma visão de fazer coisas institucionais, grandiosas e com visibilidade. Isso é da natureza humana, pois todo mundo é um pouco vaidoso. Porém é preciso renunciar à própria vaidade. Esse é o exercício que precisamos fazer para mudar o mundo. A partir dessa reflexão você pode realizar ações mais abrangentes", explicou Palmeira.
O psicólogo debateu sobre os caminhos para desenvolver o comportamento altruísta, que é necessário para o ato voluntário. De acordo com Palmeira, o voluntariado deve começar dentro de casa ao perceber que ações e mudanças pessoais podem ser feitas para proporcionar o bem-estar no lar.
A aposentada Suzana Maturano participou pela primeira vez de uma palestra sobre o tema e se sentiu estimulada a dedicar mais tempo para o voluntariado. "Como aposentada, tenho disponibilidade e agora mais vontade de participar de algum voluntariado na prática. O que ele abordou me abriu a visão para trabalhar efetivamente pelo bem-estar das pessoas à minha volta", afirmou.
Para o aposentado Jairo de Abreu, o caráter motivacional foi o que mais lhe chamou atenção. "A palestra serviu como lembrete a muitas coisas que a gente tem conhecimento, sabe que deve fazer e não faz. Aprendi que é necessário ter mais iniciativa no dia a dia", relatou.
,,,,,,,,,,,,