O Sindpd reuniu na noite de quarta-feira (29/1), na sede do sindicato – em São Paulo -, associados e trabalhadores da categoria de TI para a Assembleia Geral de Prestação de Contas e apresentação do relatório da auditoria externa, referente à gestão da diretoria 2008-2012. Após exposto e discutido, o relatório comprovou a transparência na administração das despesas, arrecadações e movimentações gerais que foram feitas durante o período.
O presidente da entidade, Antonio Neto, ficou satisfeito com os resultados apresentados. De acordo com Neto, a apuração feita pela auditoria demonstra a seriedade e responsabilidade que é encarada pelo Sindpd na missão de representar os trabalhadores.
"O Sindpd é um sindicato honesto, que não tem nenhuma despesa não contabilizada. Ou seja, não temos ‘caixa 2’. A verdade está revelada nas contas que foram auditadas e aprovadas, mostrando uma transparência ímpar do nosso trabalho. Isso significa que qualquer calúnia e intervenção levantada ao nosso respeito, não passa de uma campanha sórdida de acusações infundadas. Aqui, todos os trabalhadores contratados e os funcionários terceirizados têm os mesmos benefícios. É por isso que lutamos, dentro e fora do sindicato", pontuou.
O contador do sindicato, Manoel Ramos, esteve presente para esclarecer e fazer a leitura do relatório da auditoria externa, elaborado pela Magister Consultoria Empresarial. A empresa foi contratada com o objetivo de realizar uma vistoria independente, dando maior credibilidade à avaliação das transações financeiras efetuada pelo Sindpd.
A função de uma auditoria é realizar o exame das demonstrações financeiras, seguindo as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Dentre elas, está o cumprimento ético do trabalho dos auditores, que respondem criminalmente pelo relatório final. Na avaliação, o auditor elege os procedimentos adequados para obter evidências a respeito dos valores apresentados, identificando o que está ou não livre de distorção.
De acordo com Ramos, uma averiguação externa é importante "para verificar se o que está na contabilidade, efetivamente, é verdade e se as despesas são reais".
O resumo do relatório foi lido publicamente para os presentes, constatando que os documentos contábeis analisados apresentam adequadamente a posição patrimonial, os recursos e a estrutura financeira do sindicato. Após toda a auditoria feita, a empresa Magister chegou à conclusão de que:
5. Em nossa opinião, as demonstrações contábeis referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Entidade em 31 de dezembro de 2012, o desempenho de suas operações e os fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.
"O Sindpd é bem avaliado pelos sócios, tem um balanço patrimonial excelente com um superávit notável, enfim, está indo pelo caminho certo. Sabemos o que queremos e o que estamos buscando", afirmou Neto após a leitura do relatório.
Em seguida, coube ao Conselho Fiscal da entidade apresentar o balanço contábil que foi feito de janeiro de 2012 a dezembro de 2013. "Em 2012, as contas foram fechadas corretamente e aprovadas pelos conselheiros. Não teve nada que desabonasse o sindicato", declarou o presidente do Conselho na época, Joel Chnaiderman.
Os membros da atual gestão fiscal, desde 2013 presidida pelo diretor Antonio Sérgio Stolagli, também ratificaram a integridade dos atos praticados pela administração no último ano. Segundo o dirigente, o sindicato apresenta transparência no balanço comercial e na estabilidade financeira.
Na ocasião, também foi apresentada a previsão orçamentária para o período de janeiro a dezembro de 2014. Nos cálculos para definição do orçamento, estão previstos itens como compras, vendas, alienações, locações de equipamentos, bens móveis, imóveis, serviços contratados e outros.
Antonio Neto agradeceu a dedicação de todos os funcionários do sindicato, além de se comprometer em continuar trabalhando de forma clara pelos trabalhadores de TI. "Quero parabenizar a família de trabalhadores que veste a camisa do Sindpd. Essa transparência resulta em compromisso com os trabalhadores, que acompanham a nossa história de lutas e conquistas", agradeceu.
A ata da Assembleia da Prestação de Contas 2012/2013 e a íntegra do relatório de auditoria externa estarão disponíveis em breve aqui no site.
NULL