Direcionado a militantes partidários, assessores de comunicação, jornalistas, blogueiros, ativistas e jovens com interesse geral pela temática, o evento superou o limite de público e contou com a presença do presidente do Sindpd, Antonio Neto, dos deputados estaduais, Baleia Rossi, Jorge Caruso e Itamar Borges, além do presidente estadual da juventude peemedebista, Bruno Gabriel.
O projeto, apresentado por Márcio Carvalho, historiador e coordenador da iniciativa, já promoveu encontros em outras regiões do país e pretende captar causas e pessoas com responsabilidade social para, em conjunto, discutir temas relevantes para o pleno exercício da cidadania e da democracia.
Segundo Carvalho, os novos meios de comunicação passaram a exigir uma alteração no modo de relacionamento com o público. Antes verticalizado, o atual modelo de diálogo com a sociedade precisa ser mais dinâmico e colaborativo, especialmente para pautas que pretendem impulsionar mobilizações políticas.
Ao longo da apresentação do Projeto Conexões, os participantes interagiram e expuseram dúvidas sobre diversas questões relacionadas ao uso diário das redes.
De acordo com dados divulgados por Márcio Carvalho, o Brasil possui 105 milhões de internautas, e 80% deste total acessa as redes sociais todos os dias. Para o historiador, a mobilização em prol de causas de interesse social precisa estar inserida neste novo contexto das comunicações.
Redes sociais e o engajamento político
Destacada pelo coordenador do Projeto Conexões como modelo de planejamento estratégico em redes sociais, a campanha política do então candidato à presidência dos EUA, Barack Obama, utilizou ferramentas como Twitter e Youtube para mobilizar a população às causas defendidas pelo democrata, nas eleições de 2008.
Segundo Márcio Carvalho, a campanha de Obama começou com recursos financeiros e operacionais ínfimos, mas, por ter adotado as tecnologias certas em momento oportuno, conseguiu captar mais doações e ativistas do que seu concorrente conservador, John McCain.
De acordo com informações apresentadas no seminário, apenas 8% dos acessos à internet tem por destino páginas institucionais. Para o historiador, as pessoas que estão conectadas à rede acreditam cada vez menos em propaganda, mas confiam no endosso das outras com quem partilha interesses. A publicidade interpessoal, segundo o palestrante, é uma das principais ferramentas.
Importância do planejamento
Desenvolver estratégias de planejamento de comunicação nas redes sociais é a chave para o sucesso de uma ação. "É preciso ouvir os seguidores, saber o que eles querem. Procure-os, escute-os atentamente. Eles precisam ser estimulados para participar das ações dentro das redes sociais", ressalta.
Carvalho explica, ainda, que rede social não é apenas a internet em estado bruto, mas também é formatada por um agrupamento de pessoas, num ambiente sem fronteiras. "A estratégia de comunicação deve ser feita por todo mundo, de maneira aberta e coletiva. As ferramentas da internet são estáticas. A maneira como se interage com elas é que determina o sucesso na rede. Não existe interação sem resposta", pontuou.
Diálogo e colaboração
A internet é a mais nova plataforma de comunicação, organização social e consolidação da cidadania. Com ela, surgiram novas ferramentas de redes sociais, nas quais a conexão entre as pessoas acontece por meio da identidade, sem limites físicos. Esta análise feita por Marcio Carvalho também é compartilhada pelas autoridades presentes no evento.
O deputado estadual Baleia Rossi agradeceu o espaço cedido por Antonio Neto para a realização do seminário e ressaltou que a compreensão destas plataformas digitais é fundamental para estabelecer diálogo mais estreito com a sociedade. "Nós precisamos entender a força da internet e das mídias sociais para divulgarmos causas importantes. Obrigado ao Neto, que nos acolheu em sua casa, o Sindpd, e possibilitou a realização deste encontro em São Paulo", afirmou Rossi.
Destacando o desafio de estabelecer diálogos estreitos nas grandes cidades, o deputado estadual Jorge Caruso afirmou que "as pessoas não têm tempo de se falarem e, por isso, as redes sociais é essencial para a prática política".
Para o presidente do Sindpd, o debate sobre o uso eficiente das redes sociais para impulsionar causas de importância social precisa ser sempre estimulado. "É um prazer sediar este evento, cujo tema está diretamente relacionado com a categoria de TI. O novo modelo de comunicação atinge todas as esferas sociais e, por isso, precisamos estar na vanguarda deste debate", concluiu Antonio Neto.
As iniciativas políticas, portanto, necessitam acompanhar esta evolução e estabelecer diálogos horizontais e transparentes para que o público se identifique com a causa. "Tenho certeza de que todos saíram daqui com novas ideias, pensamentos e expectativas para novas causas a serem trabalhadas em redes sociais", finalizou Itamar Borges, Deputado Estadual (PMDB/SP).
A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), também presidida por Neto, firmou parceria com a FUG para o desenvolvimento e compartilhamento de ações de relevância às duas entidades e voltadas à comunicação nas redes sociais.
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