Na última quarta-feira (23), a Secretaria de Políticas para as Mulheres realizou o seminário "Diálogos sobre o Mundo do Trabalho: Desafios para a Autonomia Econômica das Mulheres". O evento, que aconteceu em Brasília, contou com a participação de representantes sindicais, entre elas as diretoras do Sindpd Loide Mara e Isabella Tsai Kawase.
A abertura da mesa de debates foi feita pela Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci de Oliveira, e pela Secretária Tatau Godinho.
A economista e pesquisadora do CESIT/IE – Unicamp, na área de relações de trabalho e gênero, Marilane Teixeira, palestrou no evento sobre a situação das mulheres no mercado de trabalho e os principais desafios.
O Projeto de Lei 6653/2009, que cria mecanismos para garantir a igualdade entre mulheres e homens, foi um dos assuntos abordados, assim como outras ações e projetos que integram e reafirmam o papel da mulher no mercado de trabalho. O objetivo é eliminar todas as formas de discriminação no acesso ao emprego e na remuneração feminina.
O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, elaborado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, também foi apresentado para todos os presentes. Trata-se de programa voluntário em que as empresas, após firmarem o Termo de Adesão junto à Secretaria, preenchem uma Ficha Perfil que permite levantar diagnóstico da sua organização e informações quanto de quadro funcionários.
A partir de dados levantados, é formulado, individualmente, um plano de ações que possibilita o enfrentamento dos eventuais problemas apontados. Ao final, as empresas são avaliadas pelo Comitê quanto ao resultado dos compromissos assumidos, e, caso cumpram o acordo, recebem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, relativo ao período.
"No evento foi possível identificar que cada categoria de trabalhadora possui uma necessidade diferente. A troca de informações entre os sindicatos, centrais e a Secretaria de Políticas para as Mulheres é fundamental para avançarmos rumo à igualdade de gênero", disse a diretora do Sindpd, Isabella Tsai Kawase.
"No próximo mês, o Sindpd e a CSB participarão, juntos com as demais entidades sindicais, de uma reunião com representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres para discutir as próximas ações", lembrou Loide Mara.
,
,
,
,
,
,