Já são 30 os cursos gratuitos de linguagem de programação e de introdução ao universo da Tecnologia da Informação (TI) – totalizando mais de 1.500 horas de aula – oferecidos pela nova plataforma de ensino a distância Brasil Mais TI. O maior projeto de capacitação em TI do país tem sua gestão, execução e coordenação sob a responsabilidade da Softex.
As opções incluem Comunicação Visual para Web, Java e .net, passando por COBOL, Programação ADVPL e Algorítimo, além Conectividade, Sistemas Operacionais, Matemática Aplicada, Redes de Computadores, todos com uma duração média de 40 horas cada.
Tendo como público-alvo jovens entre 16 a 25 anos em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, e também os que ainda não sabem que carreira seguir, o Brasil Mais TI tem a proposta de despertar a vocação e estimular a entrada de novos profissionais em um setor em franco processo de crescimento e considerado estratégico para o Brasil.
"Temos 43.000 estudantes cadastrados e já realizamos mais de 128.000 cursos. Nossa meta até o próximo mês de dezembro é capacitar 10 mil pessoas e ministrar mais de 100 mil cursos", explica Ana Beatriz Pires, gestora de projeto da Softex.
Um dos principais gargalos da indústria de software e serviços de TI é o crescente déficit de profissionais qualificados, que poderá atingir a preocupante marca de 408 mil em 2020. Os dados integram o Caderno Temático "Mercado de Trabalho e Formação de mão de Obra em TI", publicado no final do ano passado pelo Observatório Softex, unidade de inteligência, estudos e pesquisas da entidade.
"Há uma forte demanda por profissionais de TI e um dos principais objetivos deste projeto é justamente atrair o interesse dos jovens para uma formação em uma das muitas opções disponíveis nas carreiras tecnológicas, que oferecem também salários bastante atraentes", complementa Pedro Gontijo Menezes, gestor do projeto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Desenvolvido pelo MCTI e pelo Ministério da Educação (MEC), o Brasil Mais TI é acessado em mais de 90 países e atua em três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades.
Em junho deste ano, o programa ganhou uma nova plataforma, mais interativa, robusta e dinâmica, permitindo uma maior integração com as redes sociais. Ela também faz uso da gameficação, que alia a experiência dos jogos eletrônicos à pedagogia. Outra novidade do Brasil Mais TI é o Teste de Perfil Pessoal e Profissional, um jogo que permite ao jovem avaliar o seu interesse e conhecimentos do mercado do TI.
Conheça a oferta de cursos gratuitos e também as novidades do programa Brasil Mais TI acessando: www.brasilmaisti.com.br
Sobre a Softex (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O "Sistema Softex" reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 20 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
NULL