A intensa mobilização da classe trabalhadora durante o processo de negociação salarial dos profissionais em Tecnologia da Informação viabilizou um desfecho positivo para o julgamento do dissídio coletivo de greve. Além de ampliar índices salariais e demais benefícios (Veja aqui o resumo da sentença), a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) estabeleceu a obrigatoriedade de apresentação de proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR).
Neste esforço, o Sindpd segue dialogando com as empresas do setor para aperfeiçoar os acordos de PLR oferecidos pelas corporações. Desde o início do mês de agosto, a diretoria do Sindicato, em articulação com a comissão de funcionários, conseguiu firmar acordos com as companhias CI&T, Iastech e Lodestone, que devem beneficiar cerca de 1170 profissionais ao todo.
CI&T
A proposta de renovação de acordo de PLR com a CI&T, apresentada em assembleia realizada em 8 de agosto, foi aprovada por maioria de votos e contou com a participação dos diretores do Sindpd, Loide Mara Valent Belchior e Ismael Antonio de Souza.
O novo convênio, que estabelece o plano de remuneração para os anos de 2014 e 2015, deve favorecer 1 mil funcionários e será pago mediante cumprimento das métricas estabelecidas pela empresa, que contemplam resultados corporativos, desempenhos individuais, além das funções e posições ocupadas pelo trabalhador.
A comissão de funcionários que intermediaram a renovação do acordo foi composta por: Delano, Rodrigo Oliveira e Josiane Costa.
IASTECH
No dia 15 de agosto, os diretores do Sindpd, Paulo César de Almeida, Sandra Maria Domingues e Sergio Ellias Rosa, compareceram à IASTECH para por a pauta de renovação do acordo de PLR em votação.
Aprovada de forma unânime, a proposta determina o pagamento do benefício em parcela única, prevista para 15 de março de 2015, e especifica as métricas de remuneração que, neste caso, se pauta pela lucratividade líquida da empresa para uma participação de até 200% do salário nominal do funcionário.
Para Paulo César Almeida, diretor do Sindpd, a aprovação do novo acordo de PLR é consequência das negociações com a IASTECH no ano anterior. "O novo programa foi implantado dentro das nossas premissas: inteligente, estratégico, motivacional e com o principal objetivo de que os trabalhadores participem ativamente na busca por resultados que viabilizem o ganho de todos. Enfatizamos e parabenizamos o modelo de governança da empresa, pois não há dúvidas de que se tornou um exemplo para o setor ao sempre participar o trabalhador e pela transparência na apresentação dos resultados mensais para o corpo de funcionários," afirmou o diretor.
Na ocasião, os representantes do Sindpd reforçaram a importância dos profissionais acompanharem a atuação do Sindicato e incentivaram o convênio com a entidade, que oferece parcerias exclusivas ao público associado. No decorrer da apresentação do novo acordo, dos 18 funcionários presentes, 13 se filiaram ao Sindpd, sendo que 2 já eram sócios.
A comissão de funcionários que aprovaram a renovação do acordo foi composta por Gomes da Cruz, Fernando Mandaglio dos Santos e Suzana Pereira Nakada.
LODESTONE
Na última segunda-feira, 18, o Sindpd firmou acordo de PLR com a empresa Lodestone, localizada em São Paulo. Os diretores do Sindicato, Edison Galli e Isabella Tsai Kawase, foram os responsáveis pela condução da negociação.
O valor do benefício será pautado pelo cumprimento das metas corporativas, que versam sobre o valor líquido apurado, tempo de alocação do empregado e avaliação de desempenho individual. O pagamento será efetuado em única parcela, prevista para 31 de julho de 2015.
"Este novo acordo de PLR foi reformulado dando condições aos empregados de receberem até uma vez e meia o seu salário nominal. Na maioria das métricas estabelecidas, o pagamento do benefício dependerá única e exclusivamente do empregado, por meio do seu empenho e dedicação", concluiu Edison Galli.
Participaram da comissão de trabalhadores: Leonardo Bazani, Maristela Bogaz Aguiar Ribeiro e Douglas Talarico Bento.
,,,,,,,,,,,