Como instrumento de criatividade, desenvoltura, espírito de liderança e trabalho em equipe, o teatro – principalmente para os profissionais de Tecnologia da Informação, que vivem rotinas estressantes e repetitivas – é uma porta para a expressividade.
O projeto cultural do Sindpd é realizado pelo Coletivo Teatral Commune, grupo com 11 anos de experiência e premiado pelo Ministério da Cultura. Com sede na Rua da Consolação, o Teatro Commune vem desenvolvendo, há pouco mais de um ano, aulas para os associados do Sindicato e está com inscrições abertas para a turma de 2015. São 25 vagas disponíveis para o Sindpd.
Com aulas de expressão corporal e improvisação teatral, os trabalhadores de TI treinam novos papéis sociais, adquirindo, dessa forma, versatilidade e flexibilidade em suas relações e funções cotidianas. Um dos diferenciais do projeto é que os profissionais aprimoram a forma como se relacionam e desenvolvem seus trabalhos.
Em dezembro de 2014, o grupo composto por sete alunos fez a primeira apresentação com a peça "Cookie! Culler! Squid o seu Rollback…", que mostrou o working process (processo de trabalho) dos últimos meses de ensaios. Para 2015, o diretor Augusto Marin, promete novidades. "Esperamos montar outro espetáculo, um pouco maior, com mais personagens e textos, num segundo estágio do trabalho", disse.
E complementa: "Nosso convite é para que venham conhecer nosso trabalho, sem compromisso, que participem da nossa aula e conheçam um pouco do que é fazer teatro", finaliza.
As aulas, oferecidas para sócios do Sindpd, acontecem todas as terças-feiras, às 19h, e tem duração de um ano. Entre os meses de junho e julho, e novembro e dezembro os alunos farão uma apresentação final, aberta ao público.
"Eu convido vocês a serem felizes, a aprender a se conhecer. Vem brincar com a gente. A hora que você perceber estaremos trabalhando teatro, então vale a pena", convidou a diretora do Sindpd e integrante do grupo Priscila Sena.
"Estou na empresa há nove anos e sempre tive vontade de fazer teatro. Já possuo formação de ator profissional e, quando eu vi a divulgação do grupo, me interessei e comecei a fazer. Eu sinto uma melhora muito grande de vida porque estou mais relaxado, mais tranquilo e mais desinibido", destacou César Serrano, funcionário da Tivit.
Ficou interessado? Então inscreva-se pelos e-mails: [email protected] ou [email protected], ou compareça à Rua da Consolação, 1218, de segunda a sexta, das 13h às 19h.
NULL