Na última quarta-feira, 24, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve na cidade de Araraquara em visita às obras de construção da Faculdade de Tecnologia (Fatec). Localizada no bairro Jardim Santa Clara, em área de 14.7357 m², o prédio de 7.800 m² terá 18 salas de aula, 13 laboratórios, biblioteca e auditório com capacidade para 222 pessoas. A nova unidade deverá oferecer cursos de Fabricação Mecânica, Gestão Empresarial e Segurança da Informação.
Na ocasião, o diretor do Sindpd no município, Daniel Forini – representando o presidente Antonio Neto -, externou ao governador a relevância de se investir em uma faculdade de excelência na cidade. "É de extrema importância, não apenas pela consolidação da cidade como polo tecnológico, mas, sobretudo, para a formação de mão de obra local qualificada. O avanço depende do investimento na capacitação da força de trabalho, sem a qual não há garantia de progresso", destacou.
Forini ainda dialogou sobre a necessidade de manutenção da alíquota de 2% na lei de desoneração da folha de pagamento para o setor de TI e TIC. "Alckmin mostrou-se sensível ao nosso pedido de sustentação da tributação antiga. Disse que analisaria junto à equipe do governo estadual para ver o que ainda pode ser feito para mudar o cenário, já que o PL foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue para a apreciação do Senado", disse o diretor.
De acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), 90% das Fatecs possuem avaliação entre 4 e 5 (nota máxima). Tais resultados foram divulgados ao final de 2014 pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo estimativas do governo federal, o aporte à construção da nova unidade no interior paulista é de aproximadamente R$ 22,4 milhões.
Também participaram da visita a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o presidente da Hyundai Rotem no Brasil, André Han. A presença de ambos foi motivada pelo anúncio do curso de fabricação mecânica em parceria com a corporação sul-coreana, para atender à demanda crescente em Araraquara. "O aluno já terá toda a bagagem na graduação em Fabricação Mecânica. Assim, irá complementar nessa especialização", disse Laganá.
Han destacou que será uma oportunidade de gerar profissionais cada vez mais capacitados. "Vamos, agora, acertar os detalhes com o governo para viabilizar o curso", finalizou.
NULL