Um ano após a aquisição da Bull pela Atos, ambas de origem francesa, o Sindpd negocia a implementação de um plano de benefícios para tornar equitativas as garantias do conjunto de profissionais das companhias. Tentando extinguir as disparidades, as empresas propuseram a extensão de direitos sociais, observando as condições mais benéficas para os trabalhadores.
Assim, o programa comum de benefícios oferecerá assistência médica e odontológica; seguro de vida; previdência privada; auxílio-creche; vale-transporte, fretado, estacionamento, vale-combustível; condições especiais para empréstimo consignado; treinamento; além de massoterapia e descontos em compras na rede Droga Raia.
A articulação do Sindicato também garantiu a manutenção dos valores de vale-refeição aos trabalhadores da Bull, que desde maio deste ano estavam recebendo a importância de R$ 19,00 ao dia, quando antes recebiam R$ 24,57. De acordo com representantes das companhias, a redução do auxílio baseou-se na análise do valor médio pago pelas empresas da região em que se localizam.
Por respeitar sempre a aplicação de alternativas mais vantajosas para a categoria, o Sindpd interviu para que as companhias mantenham o subsídio para a Atos e Bull, respectivamente, com pagamento retroativo aos profissionais da última, em razão da contração do benefício no início do ano.
"A intervenção do Sindicato foi muito importante. Mediante um diálogo amistoso com as empresas, pudemos esclarecer que não era lícita a redução do auxílio-refeição para os funcionários, por isso, de comum acordo, deliberou-se pela retomada dos valores anteriormente aplicados, além do cumprimento do programa de isonomia por elas apresentado", afirmou o diretor do Sindpd Celso Lopes.
A combinação entre Atos e Bull cria a maior companhia de computação em nuvem baseada na Europa e uma concorrente importante em segurança cibernética. Quando do anúncio da fusão, em 2014, as empresas informaram que ambas passariam a ocupar a segunda colocação em receita – deste mercado em franco crescimento – atrás da norte-americana Amazon e à frente da Microsoft.
NULL